Traduzindo a pandemia da COVID-19: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80605Palabras clave:
COVID-19, Tradução de artigos, Extensão.Resumen
Objetivo: Relatar a experiência de alunos e professores de Medicina na participação de um projeto de tradução de artigos científicos sobre o novo coronavírus para a língua portuguesa, a fim de democratizar o acesso deste conteúdo a profissionais de saúde e à população geral. Metodologia: 35 discentes e 5 docentes da Universidade Federal do Paraná Campus Toledo se organizaram remotamente em grupos de WhatsApp para traduzir artigos científicos publicados em inglês sobre a COVID-19 . Os professores selecionaram artigos relevantes de bases de dados como Pubmed. Os artigos traduzidos foram publicados no website da universidade e artes gráficas com os destaques de cada um, nas redes sociais. Resultados e discussão: Em meio à pandemia da COVID-19 e seus desafios, docentes e discentes do Curso de Medicina viram na tradução de artigos científicos sobre o novo coronavírus uma oportunidade de seguir contribuindo com a sociedade por meio de uma ação de caráter extensionista. Foram traduzidos 69 artigos em sua integralidade. Desta maneira, o projeto permitiu a propagação de conhecimento confiável em meio à atual epidemia das fake news, bem como oportunizar aos discentes tivessem o contato direto com artigos científicos publicados em língua estrangeira, que traziam linguajar médico-científico. Conclusão: O projeto mostrou-se uma boa estratégia de manutenção de atividades extensionistas no contexto da pandemia, possibilitando maior acesso às informações aos profissionais de saúde e à população em geral. Aos participantes, permitiu aprendizado acerca de leitura de artigos científicos e linguagem técnica na língua inglesa.
Palavras-chave:COVID-19; Tradução de artigos; Extensão.
Citas
ATALLAH, Álvaro Nagib. Medicina baseada em evidências. São Paulo Medical Journal, São Paulo, v. 136, n. 2, p. 43-44, mar. 2018. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/06/904888/rdt_v23n2_43-44.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.
BARBOSA, DAVID SOEIRO. Saberes e Práticas da Extensão Universitária na Resposta ao Enfrentamento da COVID-19 no Brasil. Revista Práticas Em Extensão, v. 4, n. 1, p. 50-51, 2020.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 abr. 2021.
BRITTO, P. H. Tradução e ilusão. Estudos Avançados, [S. l.], v. 26, n. 76, p. 21-27, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/47535. Acesso em: 04 abr. 2021.
CENTRO ACADÊMICO DE MEDICINA DE TOLEDO (Toledo). Universidade Federal do Paraná. [Highlights] Infecção por SARS-CoV-2 em Crianças. Toledo, 25 mar. 2020. Instagram: @ca.medicinatoledo. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B-LSptaFS6u/?igshid=1md0grtgiexd8. Acesso em: 13 abr. 2021.
DINIZ, Emily Gabriele Marques; SILVA, Adriana Maria da; NUNES, Paulo Henrique Valença; FRANCA, Wilza Wanessa Melo; ROCHA, João Victor Ritinto da; SILVA, Débora Verônica Sarmento Pereira da; SANTOS, Victor Hugo Barbosa dos; ARAÚJO, Hallysson Douglas Andrade de; ALBUQUERQUE, Mônica Camelo Pessoa de Azevedo; AIRES, André de Lima. A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 6, n. 9, p. 72999-73010, 2020. Brazilian Journal of Development. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n9-669.
EL-JARDALI, Fadi; BOU-KARROUM, Lama; FADLALLAH, Racha. Amplifying the role of knowledge translation platforms in the COVID-19 pandemic response. Health Research Policy And Systems, [S.L.], v. 18, n. 1, p. 1-7, 3 jun. 2020. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/s12961-020-00576-y.
FUNAI, Anderson; SILVA, Tatiana Gaffuri da; ZANETTINI, Angélica; HANAUER, Marceli Cleunice; SILVA, Eduarda Luiza Maciel da; VALCARENGHI, Eduarda; CANCI, Julia; KLAUS, Georgia Baldo. O Processo de formação profissional frente à pandemia da Covid-19 / The vocational training process in the face of the Covid-19 pandemic. Brazilian Journal Of Health Review, [S.L.], v. 3, n. 6, p. 19342-19348, 2020. Brazilian Journal of Health Review. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv3n6-314.
IOANNIDIS, John P. A. Coronavirus disease 2019: the harms of exaggerated information and non⠰evidence⠰based measures. European Journal Of Clinical Investigation, [S.L.], v. 50, n. 4, p. 1-5, abr. 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/eci.13222. Acesso em: 06 abr. 2021.
LARIVIÈRE, Vincent; SHU, Fei; SUGIMOTO, Cassidy. The Coronavirus (COVID-19) outbreak highlights serious deficiencies in scholarly communication. 2020. Disponível em: https://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2020/03/05/the-coronavirus-covid-19-outbreak-highlights-serious-deficiencies-in-scholarly-communication/. Acesso em: 13 abr. 2021.
LOPES, Plínio. Traduzindo a pandemia. 2020. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/traduzindo-a-pandemia/. Acesso em: 13 abr. 2021.
MEHRA, Mandeep R; RUSCHITZKA, Frank; PATEL, Amit N. Retraction—Hydroxychloroquine or chloroquine with or without a macrolide for treatment of COVID-19: a multinational registry analysis. The Lancet, [S.L.], v. 395, n. 10240, p. 1820, jun. 2020. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/s0140-6736(20)31324-6 (retratado).
MENEGHINI, Rogerio; PACKER, Abel L. Is there science beyond English? Embo Reports, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 112-116, fev. 2007. EMBO. http://dx.doi.org/10.1038/sj.embor.7400906.
NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitáriano ensino superiore a sociedade. Mal-Estar e Sociedade. Barbacena, p. 119-133. 2011. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/60/89. Acesso em: 06 abr. 2021.
OLIVEIRA, Claudio Luiz. A importância da tradução: reflexões sobre o papel do tradutor. Communitas, Rio Branco, v. 1, n. 1, p. 351-356, Jan 2017. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/download/1109/pdf/. Acesso em: 13 abr. 2021.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Infodemic. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/infodemic#tab=tab_1. Acesso em: 13 abr. 2021.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=14. Acesso em: 13 abr. 2021.
PRADHAN P, Pandey AK et al. Uncanny similarity of unique inserts in the 2019‐nCoV spike protein to HIV‐1 gp120 and Gag. BioRxiv. https://doi.org/10.1101/2020.01.30.927871 (retratado).
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (Paraná). COEX - Modalidades de Extensão. 2021. Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/links/extensao/modalidades_extensao.html. Acesso em: 13 abr. 2021.
REINO UNIDO. BRITISH COUNCIL. Learning English in Brazil: understanding the aims and expectations of the brazilian emerging middle classes. 2014. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/learning_english_in_brazil.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.
DE BRITO E SILVA, Ana Lucia et al. Importância da Extensão Universitária na Formação profissional: Projeto Canudos. Revista de Enfermagem UFPR on line, [S.l], v. 13, out 2019. ISSN 1981-863. Disponível em < https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/242189> Acesso em 05 abr. 2021. Doi: httpps://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.242189.
SERRÃO, ACP. Em Tempos de Exceção como Fazer Extensão? Reflexões sobre a Prática da Extensão Universitária no Combate à COVID-19. Revista Práticas em Extensão, v. 04, nº 01, 47-49, 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (Paraná). CIÊNCIA ACESSÍVEL: grupo de alunos da ufpr se reúne para traduzir artigos científicos relacionados ao coronavírus. 21 maio 2020. Facebook: @UFPRoficial. Disponível em: https://www.facebook.com/UFPRoficial/posts/3890247737715379. Acesso em: 13 abr. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS TOLEDO (Paraná). Tradução livre de artigos científicos sobre o COVID-19. 2020. Disponível em: http://www.toledo.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/03/Infec%C3%A7%C3%A3o-por-SARS-CoV-2-em-Crian%C3%A7as.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional