Praxis-Poiesis: fundamentos, reflexões e ações de um projeto de extensão universitária em Terapia Ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i24.77388Palabras clave:
Terapia ocupacional/educação, Terapia ocupacional/ética, Atividades cotidianas, Direitos HumanosResumen
O projeto de extensão “Praxis-Poiesis: cotidiano, convivialidade e modos não convencionais de vida” vinculado ao Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná - UFPR, surgiu da necessidade de criar espaços de reflexão-ação conjunta sobre o cotidiano e o modo de vida capitalístico, a partir da afirmação da diversidade da vida. Categorizado na área temática Direitos Humanos e Justiça, ele foi voltado a profissionais terapeutas ocupacionais dos serviços conveniados aos Cursos e demais interessados; pessoas vinculadas grupos e coletivos organizados de defesa de direitos e populações específicas, como de pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, usuários de serviços de saúde mental, LGBT, entre outros. Metodologia: Foram utilizadas metodologias de caráter narrativo e participativo, de orientação hermenêutico-dialética. Resultados: Foram realizadas 13 ações, com 146 participantes. Considerações finais: O projeto colaborou para a formação crítico-reflexiva dos participantes, a interação dialógica entre diferentes grupos, e proporcionou o aprofundamento de conteúdos relativos às atividades e recursos terapêuticos, ministrados pelas coordenadoras do projeto, colaborando com a implementação do projeto pedagógico dos Cursos de Terapia Ocupacional. Além disso, ofereceu aos participantes estratégias metodológicas replicáveis em suas ações profissionais, podendo ser realizadas em diferentes contextos clínico-assistenciais, educativos, culturais e sócio-comunitários.
Citas
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