Relato de Experiência: a curricularização da extensão no IFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95099Palavras-chave:
Extensão Universitária, ensinoResumo
A história da extensão universitária no Brasil se consolida atualmente numa perspectiva de transformação social, a produção de conhecimento e o fazer acadêmico. No IFPR a curricularização da extensão se institucionalizou em 2018, estipulando os objetivos da curricularização da extensão a partir da indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão e do objetivo em trabalhar a curricularização com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos, igualdade de gênero, inclusão e educação indígena. O presente relato de experiência irá compartilhar etapas de uma pesquisa realizada no IFPR campus Curitiba sobre o processo de curricularização da extensão nos cursos de graduação. A partir da pesquisa, foi possível perceber uma grande dificuldade das equipes com o processo e por isso, a partir dos resultados da análise realizada, foi proposto aos coordenadores dos cursos de graduação um manual de fluxo sobre a curricularização da extensão, a fim de ilustrar todo o processo apoiando-se nas legislações vigentes.
Referências
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