Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944)

Autori

  • Luciano Mendes de Faria Filho Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Av. Antônio Carlos, nº 6627. Pampulha. CEP: 31270-901

Abstract

Este artigo se propõe a analisar o periódico Annuário Brasileiro de Literatura (ABL), publicado entre 1937 e 1944, como lugar de sociabilidade e órgão de educação da intelectualidade brasileira. O ABL se constituiu, no período,  numa das mais importantes e influentes publicações periódicas brasileiras  e, no texto, buscamos mostrar que ele fazia parte de um investimento de construção da unidade nacional, do intercâmbio entre agentes intelectuais diversos (escritores, editores, jornalistas etc) e um esforço por colocar o Brasil no concerto das nações civilizadas. O periódico propunha  o congraçamento da intelectualidade a favor da unidade nacional, ao mesmo tempo que reafirmava que tal unidade não poderia prescindir da riqueza de nossa diversidade histórica, cultural e geográfica. Finalmente, apontamos que o ABL, buscava educar e mobilizar os intelectuais sem descurar, no entanto, de um olhar sobre a educação escolar vista como um condição, ou como um obstáculo, à ampliação do mercado editorial e, portanto, do esclarecimento da população brasileira.

Pubblicato

2017-08-24

Come citare

Faria Filho, L. M. de. (2017). Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944). Educar Em Revista, 33(65), p. 51–66. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53220

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático