Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática

Autori

  • Flávia Vieira Universidade do Minho

Parole chiave:

Formação de professores, experiência educativa, emancipação profissional.

Abstract

A formação pós-graduada pode favorecer a reconfiguração do pensamento e das práticas dos professores, rumo a uma educação mais democrática nas escolas. Com base neste pressuposto, defende-se uma pedagogia da experiência nos contextos formativos e descreve-se uma estratégia desenvolvida numa disciplina de um mestrado destinado a professores. Nesse contexto, os formandos desenvolvem experiências de investigação-ação focadas na autonomia dos seus alunos e produzem narrativas onde descrevem e teorizam essas experiências, refletindo sobre o seu valor pedagógico e formativo. A partir da análise de seis dessas narrativas, é discutido o potencial emancipatório da abordagem na construção de uma visão crítica da educação e de práticas pedagógicas de orientação democrática.

Pubblicato

2017-02-25

Come citare

Vieira, F. (2017). Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática. Educar Em Revista, 33(63), p. 85–101. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático