Implementação da Lei 10.639/2003: mapeando embates e percalços

Autori

  • Florentina da Silva Souza UFBA
  • Leticia Maria da Souza Pereira UFBA

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar os embates e sucessos encontrados por estudantes e docentes de escolas públicas no desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a implementação da Lei 10.639/2003. A reflexão crítica visa contribuir para discussões sobre Educação das Relações Étnico-Raciais e, para tanto, recorremos a entrevistas e observações feitas em escolas de quatro Estados da região Nordeste durante a pesquisa nacional “Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva da Lei 10.639/2003”. São analisadas entrevistas realizadas com diretoras, coordenações pedagógicas e professoras/es, como também grupos de discussão formados por estudantes de seis diferentes escolas da região, sobre temas como: a constituição das identidades étnico-raciais, acesso a material didático e informativo sobre cultura brasileira e afro-brasileira. Nas discussões e entrevistas, constatamos que, não obstante algumas experiências exitosas, a maioria do corpo docente, gestores/as e funcionários/as das escolas investigadas carece ainda de melhorar as informações e conhecimentos sobre a Lei 10.639/2003, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, além de outros documentos de orientação para a Educação das Relações Étnico-Raciais, com vistas a implementar práticas pedagógicas de feição intercultural que contribuam para a constituição de espaços educacionais nos quais a diferença e a diversidade sejam respeitadas e valorizadas.

Biografie autore

Florentina da Silva Souza, UFBA

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista CNPq 2, professora associada da Universidade Federal da Bahia (Instituto de Letras da UFBA – ILUFBA e Centro de Estudos Afro-Asiáticos – CEAO), 

Leticia Maria da Souza Pereira, UFBA

Doutoranda em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, bolsista CAPES

Pubblicato

2013-03-30

Come citare

Souza, F. da S., & Pereira, L. M. da S. (2013). Implementação da Lei 10.639/2003: mapeando embates e percalços. Educar Em Revista, 29(47), p. 51–65. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31338

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático