A imigração venezuelana e o contexto da alfabetização de crianças brasileiras e venezuelanas em escolas municipais de Boa Vista, Roraima, Brasil: um olhar para as considerações da gestão

Auteurs-es

Mots-clés :

i)migração, crianças brasileiras e venezuelanas, alfabetização nas escolas municipais

Résumé

Buscamos o entendimento sobre como a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e as escolas públicas de Boa Vista/Roraima estão respondendo ao processo de alfabetização considerando o ingresso de crianças venezuelanas nas escolas. Este artigo é decorrente de uma pesquisa etnográfica, em andamento, em duas escolas municipais de Boa Vista/RR. Realizamos entrevistas com a secretária e vice-secretária, com a equipe gestora das 2 escolas envolvidas e os professores inseridos nelas. Elaboramos as categorias de análise: formação; atuação; relações e desafios. No que tange à formação profissional, todos os sujeitos apresentam formação condizente com a área de atuação e destacam as ações que a SMEC vem oferecendo. Na atuação profissional constata-se que os profissionais têm se empenhado nas distintas ações deliberadas pela SMEC, contudo, há a necessidade de a família estar presente neste processo. A imigração intensificou o olhar para a educação. Fica claro que o agravamento e o surgimento de alguns problemas se deram não somente pela imigração. A pandemia da Covid-19 e a questão econômica/vulnerabilidade das famílias aparecem como elementos importantes no processo de alfabetização e na relação que se estabelece entre a escola com as famílias e as crianças. Os desafios encontrados nos processos de alfabetização viabilizam e dão vazão para o entendimento de problemas estruturais decorrentes de vários fatores sociais, que passam a ser analisados e buscadas alternativas para sanar as problemáticas junto à SMEC.

Bibliographies de l'auteur-e

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Educação - UFSM, professora efetiva do Curso de Licenciatura em Artes Visuais - UFRR, Mestrado e Doutorado em Educação - UFRR.

Gabrielle Oliveira, Universidade de Harvard

Mestrado e doutorado. do Teachers College, Columbia University, na cidade de Nova York. Professora da Universidade de Harvard. 

Publié-e

2024-08-27

Comment citer

Baptaglin, L. A., & Oliveira, G. (2024). A imigração venezuelana e o contexto da alfabetização de crianças brasileiras e venezuelanas em escolas municipais de Boa Vista, Roraima, Brasil: um olhar para as considerações da gestão. Educar Em Revista, 40(1), e92542. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/92542

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Alfabetização e currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras