Qualidade da Educação Infantil: avaliação em rede e monitoramento regional – Entrevista com Antonio Gariboldi

Auteurs-es

  • Catarina Moro Universidade Federal do Paraná

Mots-clés :

Educação Infantil. Qualidade. Avaliação. Monitoramento em rede.

Résumé

Nesta entrevista, Antonio Gariboldi, pesquisador e professor italiano da Università Degli Studi di Modena e Reggio Emilia, na Emilia Romagna, expõe suas pesquisas e relata a assessoria que prestou para redes italianas, municipais e regionais de educação. Seu trabalho é centrado na avaliação e se desenvolveu a partir da criação de um sistema regional de monitoramento de qualidade educativa dos serviços para a primeira infância e da organização de contextos educativos. Gariboldi fala, também, sobre atividades formativas, muitas vezes, realizadas na forma de pesquisa-ação. Sou muito grata à mediação inicial da pesquisadora Donatella Savio, da Università Degli di Studi di Pavia, que possibilitou meu encontro com o Professor Antonio Gariboldi, no período que estive na Itália para pós-doutoramento. Também agradeço ao professor pela atenção e recepção desde os primeiros contatos até o encontro presencial nas dependências da UNIMORE em Reggio Emilia.

Biographie de l'auteur-e

Catarina Moro, Universidade Federal do Paraná

Bacharel e Licenciada em Psicologia (1989), Especialista em Educação Infantil (2000), Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência (2002) e Doutora em Educação (2009) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) na mesma Universidade. Atua principalmente nos seguintes temas: práticas educativas para/com a pequena infância, avaliação de contexto e políticas públicas em educação infantil.

Téléchargements

Publié-e

2019-05-01

Comment citer

Moro, C. (2019). Qualidade da Educação Infantil: avaliação em rede e monitoramento regional – Entrevista com Antonio Gariboldi. Educar Em Revista, 35(74), 329–351. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65412

Numéro

Rubrique

Entrevistas