Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território

Auteurs-es

  • Vanda Mendes Ribeiro Colaboradora do Cenpec, Professora nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Formação de Gestores Educacionais da Unicid
  • Cláudia Lemos Vóvio Universidade Federal de São Paulo

Résumé

Este texto discute resultados de pesquisas sobre a influência da vulnerabilidade social nos territórios das grandes cidades na produção da desigualdade escolar, realizadas em duas metrópoles brasileiras. Tais pesquisas têm recorrido à literatura da Cepal, da Sociologia da Educação francesa e norte-americana na busca de referências para lidar com um fenômeno recentemente transformando em problema de pesquisa. As pesquisas evidenciam que a vulnerabilidade social do território interfere nas oportunidades educacionais. Detectaram mecanismos capazes de produzir vínculos entre vulnerabilidade social do território e produção da desigualdade escolar, tais como relações de interdependência competitiva entre escolas, falta de investimento do Estado na Educação Infantil, representações sociais desfavoráveis às populações residentes nessas áreas das cidades e falta de equipamentos públicos nos territórios vulneráveis. Os estudos mostraram que os contornos das políticas educacionais podem fomentar a desigualdade escolar em territórios vulneráveis: professores com mais experiência e formação migram para escolas de territórios menos vulneráveis devido à legislação dos concursos de remoção; os alunos com menor capital sociocultural, cujos pais têm menos conhecimento do tipo de capital social valorizado pela escola, que desconhecem seus direitos e residem em territórios mais estigmatizados, como favelas, podem ser preteridos em momentos de matrícula dificultando seu acesso à escola. Em atos de expulsão de alunos, esses estigmas podem contribuir para a decisão, uma vez que escolas parecem buscar alunos mais adaptados a um ambiente escolar menos conturbado.

 

Biographie de l'auteur-e

Cláudia Lemos Vóvio, Universidade Federal de São Paulo

Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Vulnerabilidades Infantis (LEVI), Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Estrada do Caminho Velho, 353, Jardim Nova Cidade, Guarulhos - SP, 04021-00.

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Publié-e

2017-09-24

Comment citer

Ribeiro, V. M., & Vóvio, C. L. (2017). Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território. Educar Em Revista, p. 71–87. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51372

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático