Educação, cinema e alteridade

Auteurs-es

  • Nilson Fernandes Dinis

Mots-clés :

cinema, mídia, educação midiática, pedagogia da imagem, alteridade, media, media education, pedagogy of image, otherness

Résumé

Provocado pelas análises do filósofo Gilles Deleuze sobre as imagens no cinema, esse artigo propõe pensarmos as relações entre o cinema e a educação na passagem de uma pedagogia da imagem ação para uma pedagogia da imagem tempo. Essa transformação nos convida a inventar na modernidade novas formas de subjetivação e de semiotização que possam expressar a relação do sujeito consigo mesmo e com o outro, pensando o cinema como um aliado da educação no exercício de alteridade que prepara o sujeito para as infinitas travessias que o levam em direção ao outro.

Comment citer

Dinis, N. F. (2005). Educação, cinema e alteridade. Educar Em Revista, 21(26), p. 67–79. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4729

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático