Open Journal Systems

Análise dos processos cognitivos e autopoiéticos em um ambiente virtual de aprendizagem

Carla Beatris Valentini, Cláudia Alquati Bisol

Resumo


 

O suporte multimídia em ambientes de aprendizagem pode ser um elemento

facilitador para mudanças de concepções epistemológicas por parte de

educadores e aprendizes. Este artigo constitui-se em um estudo de caso. O

corpus de análise é composto pelos enunciados de um aprendiz que interagiu

no ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina obrigatória de

um curso de graduação em Psicologia. A teoria da Equilibração de Piaget

e a Biologia do Conhecimento de Maturana são as teorias que sustentam

a análise e que dão suporte à construção dos indicadores cognitivos e autopoiéticos.

A análise evidencia como o sujeito interage diante de trocas

realizadas nos diferentes cenários do ambiente virtual. Os indicadores

autopoiéticos e cognitivos evidenciam um processo de aprendizagem sustentado

pela interação com o outro e pela interação com o próprio objeto

de conhecimento. As contribuições do sujeito indicam um movimento de

autoria e de construção de conhecimento, assumindo um papel participativo

e responsável nas trocas efetuadas com os demais aprendizes.

 


Palavras-chave


virtual learning environments; interaction; cognitive processes; autopoiesis; distance education; ambientes virtuais de aprendizagem; interação; processos cognitivos; autopoiese; educação a distância

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