A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisa

Autores

  • Márcia Denise Pletsch Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

educação inclusiva, formação de professores, resultados de pesquisas

Resumo

Este artigo tem como objetivo levantar alguns aspectos relativos à formação de professores no Brasil, com ênfase para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Para tal tomaremos como base três referências: a legislação nacional e as diretrizes políticas específicas do Ministério da Educação (MEC); o resultado de pesquisas e a literatura especializada sobre o tema. O texto está organizado em três partes. Primeiro abordamos a fundamentação da formação de professores estabelecida nos documentos oficiais. Em seguida, apresentamos os resultados de diferentes pesquisas sobre o tema. Por fim, traçamos alternativas para a inclusão educacional.

Biografia do Autor

Márcia Denise Pletsch, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É Educadora Especial com habilitação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil), concluiu o Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Brasil) em 2005, onde atualmente cursa o doutorado em Educação. Atua como professora do ensino fundamental, superior na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em cursos de pós-graduação Lato Sensu na Universidade Castelo Branco. Tem publicado artigos, capítulos e livros sobre temas relacionadas a educação especial. Com destaque para: Legislação e Políticas Públicas em Educação Inclusiva (2004), Tópicos Especiais em Educação Inclusiva: estigmas e preconceitos (2004), O método de história de vida na pesquisa em Educação Especial na Revista Brasileira de Educação Especial (2004), O papel da Universidade frente às políticas públicas para educação inclusiva na Revista Benjamin Constant (2004).

Downloads

Publicado

2008-12-16

Como Citar

Pletsch, M. D. (2008). A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisa. Educar Em Revista, 25(33), p. 143–156. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5233

Edição

Seção

Demanda Contínua