Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Com muita satisfação trazemos aos leitores mais uma edição da Educar em Revista, tendo como Dossiê temático uma abordagem muito especial: "Paulo Freire, a Prática Pedagógica e a Formação de Professores". A organização dos artigos foi realizada de forma muito comprometida pelos professores doutores Maurício Cesar Vitória Fagundes (Universidade Federal do Paraná) e Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga (Universidade Estadual do Ceará). O Dossiê número 61 é composto por oito artigos, uma entrevista e uma resenha, com representatividade de instituições do Brasil, de Portugal, da Colômbia e dos Estados Unidos, atestando internacionalmente a importância do legado de Paulo Freire para as nossas gerações. A apresentação detalhada ficará a cargo dos organizadores, mas desde já os parabenizamos pela iniciativa, por nos presentear com conjunto tão belo de artigos, especialmente neste momento político conturbado e de frequentes ataques à escola crítica e democrática.

Nesta edição, contamos com a tradução do artigo "L'utilitarisme à l'assaut dês sciences de l'éducation", aqui apresentado como "O utilitarismo de assalto às ciências da educação", de autoria de Yves Lenoir (Université de Sherbrooke, Canadá). O artigo trata do desvirtuamento das finalidades sociais e humanas da educação, submetidas, em geral, à priorização dos valores mercantis, que enfatizam apenas interesses de dimensão econômica.

Para a seção de artigos submetidos à Demanda contínua, a presente edição da Educar em Revista conta com sete artigos. O primeiro deles intitula-se "Complexos temáticos na formação de professores do campo", de Maria Bernadete de Melo Cunha e de José Luis de Paula Barros Silva (Universidade Federal da Bahia). A partir de uma pesquisa qualitativa, o estudo demonstra os significados atribuídos sobre o Sistema de Complexos Temáticos por parte de estudantes de licenciatura em Educação do Campo, ofertado na universidade de atuação dos autores. O segundo artigo, por sua vez, intitula-se "Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental", e é de autoria de Thais de Oliveira Nabaes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rio Grande do Sul, Campus Rio Grande) e de Vilmar Alves Pereira (Universidade Federal do Rio Grande). O tema em questão é originário de uma pesquisa de doutoramento realizada na área de Educação Ambiental.

O terceiro artigo da Demanda contínua tem autoria de Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar (Universidade Federal de Goiás) e Joana Peixoto (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás), e intitula-se "Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador Por Aluno". A abordagem do texto parte de questões oriundas da observação da formação de professores voltada para a inclusão digital, dentro do referido programa desenvolvido nas instituições escolares do estado de Goiás. Com temática próxima, temos na sequência o artigo "Projeto UCA em Tiradentes: significações de duas professoras quanto às tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto escolar", de Marcio Roberto de Lima (Universidade Federal de São João Del-Rei) e de Silvania Sousa do Nascimento (Universidade Federal de Minas Gerais). Desta vez, a experiência de pesquisa teve como base as entrevistas realizadas com duas professoras da cidade de Tiradentes, estado de Minas Gerais, verificando, a partir de metodologia específica, a efetividade do referido projeto.

"Análisis lexicométrico aplicado al estudio de las concepciones de aprendizaje" constitui-se no quinto artigo submetido à demanda contínua da Educar em Revista, tendo a autoria de Walter Terrazas (Universidad Católica del Norte, Chile). A proposta do autor consiste em apresentar um enfoque metodológico, com base na realização de entrevistas semiestruturadas apoiadas com o uso do software Alceste. O próximo artigo, por sua vez, tem autoria de Cristine Fortes Lia (Universidade de Caxias do Sul) e de Roberto Radünz (Universidade de Caxias do Sul/Universidade de Santa Cruz do Sul), e tem o título "Os processos imigratórios do século XIX e XX: diálogos entre o saber acadêmico e a Educação Básica". Os autores têm como pressuposto de estudo a análise de materiais didáticos e produtos culturais por professores de História da Educação Básica, verificando a ausência ou não de diálogo entre a produção acadêmica e o saber escolar.

E no âmbito da História da Educação, Névio de Campos e Eliezer Felix de Souza (Universidade Estadual de Ponta Grossa) são autores do artigo "Ensino superior nas páginas do Diário dos Campos (1947-1950)". Através da análise dos discursos difundidos na imprensa paranaense, o texto parte de conceitos de uma História Intelectual, na busca de vestígios que auxiliam a compressão da organização e consolidação do ensino superior na cidade de Ponta Grossa.

Por fim, gostaríamos de expressar nosso orgulho a respeito da participação da Educar em Revista na última reunião do Fórum de Editores de Periódicos da área de Educação (FEPAE Sul), realizada no dia 24 de julho de 2016, nas dependências do hotel Alta Réggia, na cidade de Curitiba, sendo esta uma atividade integrante da programação da XI Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação em Pesquisa em Educação - ANPED Sul. O convite nos foi gentilmente feito pela coordenação do Fórum para a realização de uma fala no painel "Qualificação de periódicos em educação: dilemas e estratégias", do qual intitulamos "Educar em Revista: trabalho e coletividade", apresentando a estrutura e a dinâmica administrativa de nosso periódico e a importância do trabalho em equipe, mas também compartilhando o enfrentamento de problemas que são, de maneira geral, comuns a todos que estão à frente do trabalho de editoração.

Figura 1
Cartaz do evento

A apresentação foi feita pelo editor chefe da Educar em Revista e o painel ainda contou com a participação da também editora Terezinha Oliveira (revistas Acta Scientiarum Education e Imagens da Educação). Os slides da apresentação foram compartilhados na lista do FEPAE e arquivados para a sua memória. E quanto aos indicativos futuros dos parâmetros de avaliação reformulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tivemos indicativos de que a Educar em Revista está no caminho certo para a manutenção de sua excelência internacional.

Agradecemos a todos os pareceristas e autores que colaboraram para a publicação desta edição. Convidamos todos à leitura e que façam bom proveito de nossos artigos do Dossiê temático "Paulo Freire, a Prática Pedagógica e a Formação de Professores", da entrevista, da tradução, dos artigos de Demanda contínua e da resenha que compõem esta edição de número 61 da Educar em Revista. Boa leitura!

Curitiba, agosto de 2016.

Cláudio de Sá Machado JúniorMarcus Levy A. Bencostta

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Sep 2016
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br