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Os manuais de medicina e a circulação do saber no século XIX no Brasil: mediação entre o saber acadêmico e o saber popular

Medical handbooks and the circulation of knowledge in the 19th century in Brazil: mediation between academic knowledge and popular knowledge

Resumos

Análise do papel desempenhado pelos manuais de medicina na difusão do saber médico entre a população leiga no Brasil ao longo do século XIX. Os manuais analisados serão escolhidos entre os textos voltados ao público sem formação acadêmica e com dificuldades, de diversas ordens, em encontrar os médicos no século XIX no Brasil. A idéia que norteia o artigo é avaliar em que medida os manuais de medicina popular exerciam o papel de divulgadores do conhecimento médico sistematizado nas academias.

educação; medicina; história da ciência; mediação cultural


This work is an analysis of the role played by medical handbooks for the dissemination of medical knowledge within the lay population in Brazil throughout the 19th century. The handbooks analyzed will be chosen from the texts directed to the public who did not have academic formation and with difficulties, of different orders, in finding doctors in the 19th century in Brazil. The idea that guides this article is to evaluate to what extent popular medical handbooks played the role of spreading the medical knowledge systematized in the universities.

education; medicine; science history; cultural mediation


DOSSIÊ: EDUCAÇÃO-SAÚDE: DIFERENTES OLHARES

Os manuais de medicina e a circulação do saber no século XIX no Brasil: mediação entre o saber acadêmico e o saber popular* * Este artigo está inserido no projeto de pesquisa intitulado "Entre o saber acadêmico e o saber popular: os manuais de medicina popular nos séculos XVIII e XIX", com financiamento do CNPq. Grupo de pesquisa Scientia & Technica ( www.fafich.ufmg.br/~scientia). 1 Há um instigante debate em torno da importância da literatura como fonte histórica. Christopher Hill apresenta considerações interessantes em artigo, resultante da transcrição de palestras realizadas na UFMG, em 1993 e publicadas na Varia História. 2 O Bandolim, Três Corações, n. 5, 3 de janeiro, 1909. 3 Gazeta de Cataguazes, Cataguazes , n. 125, 1897. 4 O Povo, Cataguazes, n. 11, 1889. 5 Chernoviz aportuguesou o seu nome: Piotr Czerniewicz . (HERSON, 1996, p. 388). 6 Annaes de Medicina Brasiliense, v. 4, n. 6, dezembro de 1848, p. 128-129. 7 Médico prático é aquele que exerce a profissão de médico sem ter a formação acadêmica. Ele aprendeu a arte de curar com algum médico credenciado e se submeteu aos exames que o permitem atuar. Esta situação foi comum no século XIX no Brasil. 8 Disponível no acervo do Centro de Memória da Medicina - UFMG, na coleção Pedro Nava.

Medical handbooks and the circulation of knowledge in the 19th century in Brazil: mediation between academic knowledge and popular knowledge

Betânia Gonçalves Figueiredo

Doutora em Sociologia (USP). Professora do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. E-mail: betaniafigueiredo@ig.com.br

RESUMO

Análise do papel desempenhado pelos manuais de medicina na difusão do saber médico entre a população leiga no Brasil ao longo do século XIX. Os manuais analisados serão escolhidos entre os textos voltados ao público sem formação acadêmica e com dificuldades, de diversas ordens, em encontrar os médicos no século XIX no Brasil. A idéia que norteia o artigo é avaliar em que medida os manuais de medicina popular exerciam o papel de divulgadores do conhecimento médico sistematizado nas academias.

Palavras-chave: educação, medicina, história da ciência, mediação cultural.

ABSTRACT

This work is an analysis of the role played by medical handbooks for the dissemination of medical knowledge within the lay population in Brazil throughout the 19th century. The handbooks analyzed will be chosen from the texts directed to the public who did not have academic formation and with difficulties, of different orders, in finding doctors in the 19th century in Brazil. The idea that guides this article is to evaluate to what extent popular medical handbooks played the role of spreading the medical knowledge systematized in the universities.

Key-words: education, medicine, science history, cultural mediation.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 06 nov. 2004

Texto aprovado em 23 jan. 2005

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  • *
    Este artigo está inserido no projeto de pesquisa intitulado "Entre o saber acadêmico e o saber popular: os manuais de medicina popular nos séculos XVIII e XIX", com financiamento do CNPq. Grupo de pesquisa
    Scientia & Technica (
    1 Há um instigante debate em torno da importância da literatura como fonte histórica. Christopher Hill apresenta considerações interessantes em artigo, resultante da transcrição de palestras realizadas na UFMG, em 1993 e publicadas na
    Varia História.
    2
    O Bandolim, Três Corações, n. 5, 3 de janeiro, 1909.
    3
    Gazeta de Cataguazes, Cataguazes , n. 125, 1897.
    4
    O Povo, Cataguazes, n. 11, 1889.
    5 Chernoviz aportuguesou o seu nome: Piotr Czerniewicz . (HERSON, 1996, p. 388).
    6
    Annaes de Medicina Brasiliense, v. 4, n. 6, dezembro de 1848, p. 128-129.
    7 Médico prático é aquele que exerce a profissão de médico sem ter a formação acadêmica. Ele aprendeu a arte de curar com algum médico credenciado e se submeteu aos exames que o permitem atuar. Esta situação foi comum no século XIX no Brasil.
    8 Disponível no acervo do Centro de Memória da Medicina - UFMG, na coleção Pedro Nava.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Jun 2005

    Histórico

    • Recebido
      06 Nov 2004
    • Aceito
      23 Jan 2005
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