A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência de tutoria no Curso de Pedagogia
Séries Iniciais na modalidade a distância. Na EAD o tutor é responsável
por manter uma comunicação ativa com seus alunos. Para isso é
necessário que o feedback do professor-tutor ao aluno seja constante. Para
o aluno da EAD é mais frustrante não obter uma resposta do professor do
que para o aluno da presencial que tem o professor presente em sala de
aula toda semana. Para garantir esta comunicação, o professor-tutor deve
manter uma rotina de atendimento aos alunos e canais abertos de comunicação.
O tutor deve estar constantemente atento para as necessidades de
seus alunos, sejam elas pedagógicas ou afetivas.
The tutorage´s interlocutory dimension between distance educations tutors and tutees
Abstract
This article presents a case study of a tutorial experience on a Distance
Education´s undergraduate course in the field of Pedagogy with major in
fundamental education at at the Federal University of Paraná. The tutor
on a Distance Learning Process is responsible for keeping an active communication with her students. Therefore it´s necessary that the feedbak
offered by the tutor to the student be an on going process. On Distance
Education, it is far more frustrating for the tutees not getting a response
from their professors and tutors than it is for the students who go to
presencial courses and therefore have the professor´s presence on a weekly
basis. In order to garantee an stable communication with students, the
tutor must keep a tutorage routine and an opening channel of
communication. The tutor should be constantlly alert to students needs,
be it of either an intelectual or afective order.