Direção acadêmica: autonarrativa de um percurso
Palavras-chave:
direção acadêmica, pedagogia, educação a distância, academic direction, pedagogy, distance educationResumo
A construção do presente texto é resultado de observações realizadas no percurso das vivências de meu trabalho e de minha participação, nesses últimos dois anos, na implantação do Curso de Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância, da Universidade Federal do Paraná, projeto este considerado como atenção essencial à promoção da igualdade de condições de formação e trabalho, enquanto política social de ampliação do acesso ao ensino superior e de formação de profissionais na área de Educação. Como autonarrativa, proponho trazer para o leitor aspectos da identidade do trabalho da direção acadêmica junto aos centros associados, construindo e consolidando espaços, tempos, sujeitos, saberes, práticas e relações, ações e sentidos ao saber saberes, ao saber ser e ao saber agir, sem cair em redes de engodo idealista. Tomamos como objeto de análise a dinâmica da relação teoriaprática nesta experiência constituinte com o curso.
Academic direction: reflexions of a distance learning experience
Abstract
The present text is the result of observations conducted during these last two years of work at the Federal University of Paraná on the implantation of a Distance Education undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education. This project is aimed at promoting iqual opportunities in education and training as a social policy for opening ample acess to the university to profissionals on the field of education. Here I propose to address to the reader, issues related with the identity of an academic director at the associated learning center, who is responsible for building spaces, processes, subjects, knowledges, practices, relationships and meanings towards a knowledge that is imbeded on doing, being and acting. Without getting astray, I took as an object of analises, the dinamic relationship between practice and theory within the experience on the course in study.
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.