Acessibilidade / Reportar erro

A educação a distância na formação continuada do professor

The role of distance learning on the teacher's continuing education

Resumos

A autora analisou algumas possibilidades para a formação continuada do professor no ambiente da educação a distância. No seu artigo são considerados importantes aspectos apresentados pela educação a distância e algumas conclusões geradas a partir de sua experiência pessoal e profissional e, ainda, sugestões que visam o aprimoramento da formação continuada no ambiente da educação a distância.

formação de professores; formação continuada; educação a distância


The author analyzed some possibilities offered to teachers' permanent education in the field of Distance Learning. The article, the author considered some important aspects of Distance Learning leading to some conclusions taken from her personal and professional experience. She also presents suggestions aimed at improving permanent education in the field of Distance Learning.

teacher's formation; permanent education; continuing education; distance learning


DOSSIÊ - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A educação a distância na formação continuada do professor

The role of distance learning on the teacher's continuing education

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa

Mestre em Educação na PUC-Rio. Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. E-mail: stellapedrosa@hotmail.com

RESUMO

A autora analisou algumas possibilidades para a formação continuada do professor no ambiente da educação a distância. No seu artigo são considerados importantes aspectos apresentados pela educação a distância e algumas conclusões geradas a partir de sua experiência pessoal e profissional e, ainda, sugestões que visam o aprimoramento da formação continuada no ambiente da educação a distância.

Palavras-chave: formação de professores, formação continuada, educação a distância.

ABSTRACT

The author analyzed some possibilities offered to teachers' permanent education in the field of Distance Learning. The article, the author considered some important aspects of Distance Learning leading to some conclusions taken from her personal and professional experience. She also presents suggestions aimed at improving permanent education in the field of Distance Learning.

Key-words: teacher's formation, permanent education, continuing education, distance learning.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 20 jan. 2003

Texto aprovado em 20 mar. 2003

1 Deste estudo resultou a Dissertação apresentada no Departamento de Educação da PUC-Rio: A Formação Continuada de Professores no Ambiente da Educação a Distância. Orientadora: Profa. Dra. Maria Apparecida Campos Mamede-Neves. Apoio: Capes e Faperj.

2 No original: "que conciban su formación como un modo de vivir y de estar en la profesión". Em HUBERMAN, 1999, p. 47.

3 No original: "dura toda la vida y se lleva a cabo tanto formal y sistematicamente dentro de currículos establecidos como también no formal e informalmente, por el intercambio de experiencias en una participativa vida cotidiana".

  • AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicología educativa México: Trillas, 1983.
  • BARRETO, E. S. S. Capacitação à distância de professores do ensino fundamental no Brasil. Educação e Sociedade, CEDES, Campinas, ano 18, n. 59, ago.1995.
  • BRASIL. Lei n. 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, p. 1, 12 dez. 1996.
  • BORGES, C.; TARDIF, M. Apresentação. Educação e sociedade, v. 22, n. 74, p. 1126, abr. 2001.
  • CHACÓN, F. Panel latinoamericano: el caso Venezuela. (Centro Internacional de Educación y Desarrollo). Viena, Áustria: ICDE, 1999.
  • CHAKUR, C. R. S. L. Níveis de construção da profissionalidade docente: um exemplo com professores da 5Ş a 8Ş séries. Cadernos CEDES, Campinas, n. 36, p. 77-93, 1995.
  • CONTRERAS, M. E. B.; LEAL, J. A. Educación abierta y a distancia Santafé de Bogotá: Unad - Hispanoamericanas, 1998.
  • DEMO, P. Questões para a teleducação Petrópolis: Vozes, 1998.
  • FREIRE, P. Pedagogia do oprimido Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
  • GIMENO SACRISTÁN, J. Consciencia y acción sobre la práctica como liberación profesional de los profesores Barcelona: Universidad de Barcelona, 1990.
  • GONÇALVES, J. A. M. (Org.). Vidas de professores Porto: Porto, 1992. p. 141-169.
  • GUTIÉRREZ, F.; PRIETO, D. A mediação pedagógica: educação a distancia alternativa. Campinas: Papirus, 1994.
  • HUBERMAN, S. Cómo se forman los capacitadores - arte y saberes de su profesión. Buenos Aires: Paidós, 1999.
  • KENSKI, V. M. A profissão do professor em um mundo em rede: exigências de hoje, tendências e construção do amanhã: professores, o futuro é hoje. Tecnologia Educacional, Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT), v. 26, n. 143, out./dez. 1998.
  • LARANJEIRA, M. I. et al. Referências para a formação de professores. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. formação do educador e avaliação educacional Formação inicial e contínua. 1999. v. 2, p. 17-47.
  • LÉVY, P. Cibercultura Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
  • ______. O que é virtual Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.
  • MAMEDE-NEVES, M. A. C. Aprendizagem por identificação. Convergências, Rio de Janeiro: CEPERJ, n. 3, 1996.
  • MARIN, A. J. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos CEDES, Campinas, n. 36, p. 13-21, 1995.
  • NASCIMENTO, M. G. A formação continuada dos professores: modelos, dimensões e problemática. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 69-90.
  • NÓVOA, A. Os professores e sua formação. In: ______. (Org.). Formação de professores e profissão docente Lisboa: D. Quixote, 1992.
  • PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas: profissão docente e formação - perspectivas sociológicas. Lisboa: D. Quixote, 1997.
  • PIMENTEL, N. M. O ensino a distância na formação de professores: relato da experiência do programa "Um salto para o futuro". Perspectiva, Florianópolis, n. 24, p. 93-128, jul./dez. 1995.
  • QUEIROZ, G. R. P. C. Processos de formação de professores artistas-reflexivos de física. Educação e Sociedade, v. 22, n. 74, p. 97-119, abr. 2001.
  • SCÖHN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Formação de professores e profissão docente Lisboa: D. Quixote, 1992.
  • SIMAC/UNESCO. Manual de orientaciones básicas sobre educación a distancia y la función tutorial Sistema Nacional de Mejoramiento de los Recursos Humanos y Adecuación Curricular - Proyecto GUA/87/001 PNUD-Unesco-Holanda, Unesco. Guatemala: Ministerio de Educación, 1989.
  • UNISUR. La educación abierta y a distancia Bogotá: [s.n.], 1983.
  • ZENTGRAF, M. C. A educação a distância, a nova lei do ensino e o professor. Conect@, n. 1, jul. 2000. disponíel em: <www.posead.hpg.com.br/zentgraf_nova_lei.htm> Acesso em: 28 ago. 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2003

Histórico

  • Aceito
    20 Mar 2003
  • Recebido
    20 Jan 2003
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br