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Discutindo o currículo "por dentro": contribuições da pesquisa etnográfica

Resumos

Este artigo discute algumas contribuições que a pesquisa etnográfica pode dar à compreensão dos processos de reformulação curricular que têm sido levados a efeito nos diferentes sistemas de ensino. O potencial desse tipo de pesquisa é aqui discutido e apresentado a partir da análise dos resultados obtidos em estudos realizados como parte das atividades do Projeto Recriando Histórias de Pinhais, desenvolvido no âmbito do acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a Universidade Federal do Paraná e a Prefeitura Municipal de Pinhais, a partir de 1997. Orientado principalmente para os saberes a serem ensinados em História, nas séries iniciais do ensino fundamental, as investigações mostraram formas pelas quais as professoras elaboraram e articularam saberes e práticas no seu trabalho cotidiano, permitindo explicitar alguns princípios que podem contribuir para o debate sobre a formulação e avaliação de propostas curriculares.

currículo; pesquisa etnográfica; ensino de História


This article discusses some contributions that ethnographic research can give to be understood the changes proceedings in curriculum which had been done in different educational systems. The possibilities of this kind of educational research is discussed by the analysis of the results obtained from the studies done as part of the activities of the project named "Recriando Histórias de Pinhais", which was developed according to the Technical Cooperation agreement made between the Universidade Federal do Paraná and Prefeitura Municipal de Pinhais, in 1997. This research was directed for the historical knowledge which will be taught in initial grades of Escola Fundamental. The work shows some forms that the women teachers construct and articulate the knowledge and the practices in their daily work. This way the research explains some principles that can contribute for the debate about the production and the evaluation process of curriculum propositions.

curriculum; ethnographic research; historical knowledge


DOSSIÊ - CULTURA E ESCOLA: SABERES, TEMPOS E ESPAÇOS COMO DIMENSÕES DO CURRÍCULO

Discutindo o currículo "por dentro": contribuições da pesquisa etnográfica

Maria Auxiliadora M. dos Santos SchmidtI; Tânia Maria F. Braga GarciaII

IProfessora de Metodologia e de Prática de Ensino de História do Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação da UFPR, professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR, atuando na linha "Currículo, conhecimento e saberes nas práticas escolares"

IIProfessora de Didática do Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação da UFPR; doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo

RESUMO

Este artigo discute algumas contribuições que a pesquisa etnográfica pode dar à compreensão dos processos de reformulação curricular que têm sido levados a efeito nos diferentes sistemas de ensino. O potencial desse tipo de pesquisa é aqui discutido e apresentado a partir da análise dos resultados obtidos em estudos realizados como parte das atividades do Projeto Recriando Histórias de Pinhais, desenvolvido no âmbito do acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a Universidade Federal do Paraná e a Prefeitura Municipal de Pinhais, a partir de 1997. Orientado principalmente para os saberes a serem ensinados em História, nas séries iniciais do ensino fundamental, as investigações mostraram formas pelas quais as professoras elaboraram e articularam saberes e práticas no seu trabalho cotidiano, permitindo explicitar alguns princípios que podem contribuir para o debate sobre a formulação e avaliação de propostas curriculares.

Palavras-chave: currículo, pesquisa etnográfica, ensino de História.

ABSTRACT

This article discusses some contributions that ethnographic research can give to be understood the changes proceedings in curriculum which had been done in different educational systems. The possibilities of this kind of educational research is discussed by the analysis of the results obtained from the studies done as part of the activities of the project named "Recriando Histórias de Pinhais", which was developed according to the Technical Cooperation agreement made between the Universidade Federal do Paraná and Prefeitura Municipal de Pinhais, in 1997. This research was directed for the historical knowledge which will be taught in initial grades of Escola Fundamental. The work shows some forms that the women teachers construct and articulate the knowledge and the practices in their daily work. This way the research explains some principles that can contribute for the debate about the production and the evaluation process of curriculum propositions.

Key-words: curriculum, ethnographic research, historical knowledge.

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1 A expressão é tomada de CHEVALLARD (1997).

2 Considerando-se que a maior parte dos professores que atuam nas séries iniciais (1.ª a 4.ª séries) tem apenas a formação de magistério em nível médio, a Secretaria Municipal de Educação mantém programas de aperfeiçoamento continuado para seus professores nas diferentes áreas de conhecimento, com atividades realizadas em horários específicos, dentro da carga horária semanal dos professores.

3 É importante destacar que as escolas do Município tomavam como referência o Currículo Básico produzido em 1992, quando Pinhais ainda era Distrito do Município de Piraquara. A elaboração desse documento se deu de forma similar ao que ocorreu em Curitiba, no Estado do Paraná e em outros locais, nas décadas de 80 e 90: produção por especialistas das áreas de conhecimento, com diferentes níveis de envolvimento ou participação dos professores.

4 Nessa direção, está em fase de conclusão uma pesquisa que acompanhou as atividades de duas professoras na organização dos saberes de História a serem ensinados na terceira série, em uma escola da rede pública de ensino, com o objetivo de compreender elementos da transposição didática. Trata-se de dissertação de mestrado de Geyso Germinari, aluno do PPGE/UFPR.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2001
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