Teodic(ss)eia Econômica: uma revisão de escopo de dois milênios de Economia e Teologia
Economic Theodic(sse)y: A Scoping Review of Two Millenia of Economics and Theology
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i87.95466Palavras-chave:
economia e teologia, história do pensamento econômico, interdisciplinaridade, teologia econômica, economia políticaResumo
O artigo tem por objetivo fazer uma revisão de literatura sobre as pesquisas mais recentes no campo interdisciplinar de economia e teologia do ponto de vista da história do pensamento econômico. Tanto a economia quanto a teologia lidam com questões normativas e seus objetos de estudo se intersecionam frequentemente. O artigo busca entender a presença de discussões econômicas nos escritos anteriores ao estabelecimento da economia como disciplina e como ideias teológicas influenciaram as ideias econômicas. A revisão começa com o período dos primeiros teólogos cristãos, e prossegue pela Idade Média, Reforma e Renascimento e a tradição britânica de teologia natural, incluindo grupos católicos e protestantes que tentaram resistir à separação entre economia e teologia na primeira metade do século XX.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Galvão de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

