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Estrutura de mercado e convergência de preços: um estudo com jogos de empresas

Adriano Maniçoba Silva, Antonio Carlos Aidar Sauaia

Resumo


Apesar das pesquisas com jogos de empresas e com economia experimental utilizarem-se de ambientes laboratoriais, estudos anteriores não exploraram a proximidade destas áreas. O objetivo deste estudo foi verificar se a estrutura de mercado (monopólio ou oligopólio), como preconiza a teoria econômica (Pindyk e Rubinfeld, 2010),afeta a convergência dos preços praticados em uma indústria. Um experimento laboratorial foi conduzido em três indústrias gerenciadas por estudantes de cursos distintos durante 8 ciclos de decisão. Os resultados do estudo conduzido sob a metodologia da Economia Experimental (Chamberlin, 1948) indicaram alinhamento com o estudo seminal de Smith (1962). Conclui-se que jogos de empresas, conduzidos de maneira criteriosa e sistematizada, são ambientes experimentais propícios aos estudos em Economia.


Palavras-chave


Estrutura de Mercado;Jogo de empresas;Economia Experimental

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/re.v38i65.37244