A APRENDIZAGEM POR PROJETOS COMO UMA VIA POSSÍVEL A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v10i1.51918Resumo
O presente trabalho tem como objetivo abordar a aprendizagem por projetos como uma perspectiva teórico-metodológica capaz de contribuir para a formação de estudantes no ensino superior. Trata-se de uma discussão teórica que inicialmente analisará o contexto formativo universitário, especialmente as práticas didático pedagógicas predominantes no cenário brasileiro, e os fatores que intervém nessas práticas e nas suas escolhas. Retoma-se ainda os fundamentos históricos da aprendizagem por projetos com ênfase nas proposições teóricas de seus precursores John Dewey e William Heard Kilpatrick, assim como as principais discussões e práticas contemporâneas. Finalmente, nas considerações finais, infere-se sobre a necessidade de revisão do que se tem desenvolvido em termos didáticos e pedagógicos no contexto universitário brasileiro e identificam-se os principais aspectos mobilizados na aprendizagem por projetos.
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