A CRÍTICA DE JEREMY WALDRON AO CONSTITUCIONALISMO CONTEMPORÂNEO

Autores/as

  • Cristina Foroni Consani Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v59i2.35730

Palabras clave:

Constitucionalismo. Democracia. Jeremy Waldron.

Resumen

Este artigo apresenta e discute a crítica de Jeremy Waldron ao constitucionalismo contemporâneo, notadamente, às teorias constitucionais que centralizam a discussão acerca da democracia constitucional na proteção aos direitos fundamentais e em sua retirada do debate político. Neste sentido são apresentadas, primeiramente, as teses constitucionalistas às quais Waldron se opõe. Num segundo momento, são apresentadas suas críticas às teses constitucionalistas, assim como suas propostas para compatibilização entre o ideal constitucional e a democracia. Por fim, realiza-se uma avaliação acerca dos limites de cada uma das teorias em discussão.

Biografía del autor/a

Cristina Foroni Consani, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós-doutoranda em Direito – UFRN/ PNPD/CAPES. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora vinculada ao NÉFIPO/UFSC (Núcleo de Ética e Filosofia Política).

 

Publicado

2014-08-31

Cómo citar

Consani, C. F. (2014). A CRÍTICA DE JEREMY WALDRON AO CONSTITUCIONALISMO CONTEMPORÂNEO. Revista Da Faculdade De Direito UFPR, 59(2), 143–173. https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v59i2.35730

Número

Sección

Artigos