Sobre o Começo Triádico da Lógica Hegeliana: O Ser, O Nada, O Devir

Autores

  • Marcos Fábio Alexandre Nicolau Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5380/contra.v3i1.22779

Palavras-chave:

Doutrina da Ciência, Método Dialético, Absoluto

Resumo

A recusa hegeliana a todo Absoluto intuído ou posto irrefletidamente exigiu a elaboração de um sistema filosófico inteligível e discursivo do princípio ao fim. A ideia daí decorrente é que a possibilidade de inteligibilidade deste Absoluto é correlata à possibilidade de sua exposição. Ou seja, a necessidade a ele inerente, que precisa produzir seus próprios conteúdos, exteriorizando-se e ao mesmo tempo reconhecendo sua identidade consigo mesmo, provando a necessidade do começo na efetivação de um sistema da ciência que tem por base um projeto de uma ciência da lógica fundadora da própria ciência em si mesma. Assim, o desenvolver de um princípio primeiro-último especulativo, na filosofia hegeliana, marca o papel inequívoco de mediador, no sentido de liberar o sistema de métodos e propostas exteriores e contingentes que ainda o condicionam. O resultado disso é que, na Ciência da Lógica, a pressuposição de um começo imediato e vazio do sistema científico-filosófico das categorias do Absoluto, e o discurso metodológico pelo qual ele se expõe, precisam ser descritos e explicados, devido justamente ao caráter incondicional do pensamento puro, no qual se estrutura tais bases para o dito sistema.

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Publicado

2011-08-26

Como Citar

Nicolau, M. F. A. (2011). Sobre o Começo Triádico da Lógica Hegeliana: O Ser, O Nada, O Devir. Contradictio, 3(1), 57–65. https://doi.org/10.5380/contra.v3i1.22779

Edição

Seção

Artigos