IDENTIDADE PROFISSIONAL DE ENFERMEIRAS DO CAMPO DA SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Tâmara da Cruz Piedade Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Ingredy Nayara Chiacchio Silva Universidade Federal da Bahia
  • Sélton Diniz dos Santos Universidade Estadual da Bahia
  • Deybson Borba de Almeida Universidade Estadual da Bahia
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.88194

Palavras-chave:

Enfermagem Psiquiátrica, Papel do Profissional de Enfermagem, Assistência à Saúde Mental.

Resumo

Objetivo: analisar a produção do conhecimento na literatura científica sobre a constituição da identidade profissional em enfermeiras que atuam no campo da saúde mental.

Método: revisão integrativa da literatura por meio do portal da Biblioteca Virtual em Saúde em quatro bases de dados: Lilacs, Scielo, PubMed e BDENF. Elencaram-se como critérios de elegibilidade artigos originais completos publicados no período de 2017-2022, nos idiomas inglês, português ou espanhol.

Resultados: a amostra foi composta por 18 estudos agrupados em duas categorias temáticas. Os resultados versam sobre as (in)definições do processo de trabalho das enfermeiras que atuam no campo da saúde mental e a respeito da fragmentação do cuidado e de suas implicações na constituição desta identidade profissional.

Conclusão: as enfermeiras desempenham papéis diversificados no cotidiano de trabalho, o que contribui para uma compreensão insuficiente acerca de seu escopo de atribuições e impacta diretamente na percepção de sua identidade profissional.

Biografia do Autor

Tâmara da Cruz Piedade Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Saúde Mental e Atenção Básica. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia.

Ingredy Nayara Chiacchio Silva, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Sélton Diniz dos Santos, Universidade Estadual da Bahia

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana - BA

Deybson Borba de Almeida, Universidade Estadual da Bahia

Pós-doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ciências UNIFESP com pós-doutorados em Ensino em Ciências da Saúde CEDESS/UNIFESP e Gestão em Serviços de Saúde UICISA.E/COIMBRA. Docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado

26-07-2023

Como Citar

Oliveira, T. da C. P., Silva, I. N. C., Santos, S. D. dos, Almeida, D. B. de, & Silva, G. T. R. da. (2023). IDENTIDADE PROFISSIONAL DE ENFERMEIRAS DO CAMPO DA SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.88194

Edição

Seção

Revisão