Open Journal Systems

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO

Adriane Stefanny Rocha Ribeiro, Jéssica Gomes da Silva, Cecilia Rafaela Salles Ferreira, José Luis da Cunha Pena, Kaila Correa Santos, Laidiane Dantas Soares Pena, Francineide Pereira da Silva Pena

Resumo


Objetivo: construir e validar tecnologia educacional sobre insulinoterapia para práticas educativas de profissionais de saúde.

Método: estudo metodológico realizado em três etapas: construção, entre os meses de maio a setembro de 2019; e validação de conteúdo e validação de aparência, agosto de 2020 a agosto de 2021, em Universidade Pública do Amapá, Brasil. A validação de conteúdo e a validação de aparências foram realizadas em etapas únicas com 16 profissionais da área da saúde e com cinco profissionais de outras áreas respectivamente.

Resultados: a tecnologia educacional foi nomeada álbum seriado sobre Insulinoterapia, estando disponível no formato impresso. Apresentou Índice de Validade de Conteúdo de 0,91 e Índice de Validade de Aparência de 1,00.

Conclusão: a tecnologia foi validada e pode ser utilizada por profissionais de saúde da atenção primária em práticas educativas em saúde, com vistas à promoção de ensino-aprendizagem sobre o uso de insulina, beneficiando o processo de cuidado e comunicação na atenção à saúde.

Palavras-chave


: Diabetes Mellitus; Insulina; Tecnologia Educacional; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.85412