Open Journal Systems

DESIGN INSTRUCIONAL: ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM APLICADA À HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NO ENSINO REMOTO

Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense, Bruna Tavares Uchoa dos Santos Xavier, Rafael Lustosa Ribeiro, Valeria Aparecida Masson, Marco Antônio de Carvalho Filho

Resumo


Objetivo: descrever a elaboração de um objeto virtual de aprendizagem para o ensino da disciplina de história da enfermagem.

Método: descritivo, exploratório de relato de experiência sobre a construção do objeto de aprendizagem como metodologia ativa em aulas remotas da disciplina História da Enfermagem utilizando o modelo ADDIE, Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation no design instrucional. A disciplina ocorreu de dezembro de 2020 a março de 2021 em Macaé-RJ - Brasil.

Resultados: foram 30 horas, em 10 encontros síncronos e nove atividades assíncronas, participaram 26 estudantes pela plataforma MOODLE além de outras estratégias pedagógicas. Desafios foram principalmente de cunho motivacional, a interação discente com as plataformas demonstrou comprometimento e interesse, além destas terem sido fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem ser dinâmico e prazeroso.

Conclusão: a construção de Objeto Virtual de Aprendizagem foi uma estratégia que auxiliou na melhora do rendimento discente além de promover uma inovação nos métodos pedagógicos docentes.


Palavras-chave


Enfermagem; História da Enfermagem; Educação em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Pandemia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.84401