Open Journal Systems

ENTRE RISCOS E PREVENÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS DA SAÚDE SOBRE O PAPILOMAVÍRUS HUMANO

Ana Beatriz Azevedo Queiroz, Ana Luiza de Oliveira Carvalho, Joyce Cristina Meireles da Silva, Juliana da Fonsêca Bezerra, Carina Bulcão Pinto, Gabriela Silva dos Santos

Resumo


Objetivo: identificar as representações sociais de jovens universitários da área da saúde sobre o Papilomavírus Humano e analisar como elaboram os fatores de riscos e as estratégias de prevenção frente a essa infecção.

Método: estudo descritivo exploratório, fundamentado na Teoria das Representações Sociais, realizado com 200 estudantes de 14 áreas da saúde de uma universidade pública do Rio de Janeiro -BR, no período de julho de 2018 a julho de 2020, pelo Teste de Associação Livre de Palavras. Os dados foram analisados por Análise Fatorial de Correspondência pelo programa TriDeux 5.2.

Resultados: as representações dos jovens universitários variam de acordo o gênero e orientação sexual. Contudo, direcionam unicamente à mulher a responsabilização pela prevenção da doença.

Conclusão: a identificação das representações dos jovens acerca do Papilomavírus Humano contribui para que a enfermagem possa traçar estratégias para seu enfrentamento por meio da formação desses futuros profissionais.


Palavras-chave


HPV; Adulto Jovem; Prevenção de Doenças; Vulnerabilidade em Saúde; Enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.84137