FATORES ASSOCIADOS AO SOFRIMENTO MENTAL EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.83996

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Pandemias, COVID-19, Fatores de Risco, Saúde Mental.

Resumo

Objetivo: analisar os fatores associados ao sofrimento mental em pessoas com diabetes mellitus durante a pandemia da COVID-19.

Método: estudo transversal, realizado em duas comunidades virtuais brasileiras da plataforma Facebook, no período de agosto de 2020 a janeiro de 2021. A amostra totalizou 111 pessoas com diabetes. A avaliação das condições de saúde foi realizada por meio de formulário eletrônico, e para identificação do sofrimento mental foi utilizado o Self Report Questionnaire-20. Análises descritivas e inferenciais foram expressas por frequências e pela regressão logística simples e múltipla.

Resultados: o sofrimento mental está associado à questão de ser do gênero feminino, ter histórico prévio de transtorno mental (depressão e ansiedade), diagnóstico de diabetes há mais de seis anos e à presença de complicações oftalmológicas, que potencializam as chances para instabilidades emocionais.

Conclusão: o estudo oferece subsídios ao direcionamento de estratégias de suporte que minimizem os impactos psicossociais da pandemia na pessoa com diabetes.

Biografia do Autor

Antonio Alberto Ibiapina Costa Filho, Universidade de São Paulo (USP).

Discente do Curso de Mestrado Profissional em Matemática Aplicada, Estatística e Computação Aplicada à Indústria - MECAI-ICMC, Universidade de São Paulo, Campus I de São Carlos, Brasil.

Laisa Maria dos Santos Ribeiro, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Picos, Brasil.

Delmo de Carvalho Alencar, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Doutor em Saúde Pública pela FIOCRUZ, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Picos, Piauí, Brasil.

Naila Albertina de Oliveira, Universidade Paulista.

Doutora em Ciências pela Universidade São Paulo. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Paulista e do Centro Universitário “Max Planck” - Unimax, campus Indaiatuba, Brasil.

José Antonio Rabi, Universidade de São Paulo (USP).

Doutor em Engenharia Mecânica. Docente da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Universidade de São Paulo, Campus “Fernando Costa” – Pirassununga, Brasil.

Aline Raquel de Sousa Ibiapina, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Picos, Brasil.

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

Costa Filho, A. A. I., Ribeiro, L. M. dos S., Alencar, D. de C., Oliveira, N. A. de, Rabi, J. A., & Ibiapina, A. R. de S. (2022). FATORES ASSOCIADOS AO SOFRIMENTO MENTAL EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.83996

Edição

Seção

Especial Covid-19