Open Journal Systems

SEXUALIDADE DA PESSOA IDOSA: VIVÊNCIAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E IDOSOS

Camilla Sandrianny Pereira Barbosa, Valeria Peixoto Bezerra, Gilka Paiva de Oliveira, Jordana Almeida Nogueira, Maria Adelaide Silva Paredes Moreira

Resumo


Objetivo: verificar as vivências de profissionais de saúde e idosos relacionadas à sexualidade da pessoa idosa.

Método: qualitativo, realizado com 23 profissionais de saúde e 12 idosos da Atenção Primária à Saúde, em Queimadas/PB - BR, no período de março a abril de 2021. Utilizou-se questionário e entrevista, cujos dados foram processados pelo software IRAMUTEQ.

Resultados: corpus textual com 35 textos e 131 Segmentos de Textos, equivalente a 71,2% de retenção, originando cinco classes, sendo as classes um e quatro relacionadas à população de idosos. Já as classes dois, três e cinco são atribuídas aos profissionais de saúde.

Conclusão: evidenciou-se a necessidade de informar e educar os idosos em saúde, no sentido de empoderá-los de conhecimento, mudando concepções pré-estabelecidas sobre a sexualidade; e de capacitação dos profissionais para discutir e trabalhar a temática. Enfatiza-se a importância da educação em saúde como estratégia para ampliar a qualidade de vida dos idosos.


Palavras-chave


Sexualidade; Envelhecimento; Idoso; Pessoal de Saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.83845