Open Journal Systems

CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM PROGRAMAS DE REEDUCAÇÃO INTESTINAL PARA PACIENTES COM INTESTINO NEUROGÊNICO

Geyslane Pereira Melo de Albuquerque, Fabiana Faleiros, Inácia Sátiro Xavier de França, Thais Thé Alves Carneiro, Maria Andrelly Matos de Lima, Alexsandro Silva Coura

Resumo


Objetivo: analisar as evidências disponíveis sobre os cuidados de enfermagem em Programas de Reeducação Intestinal para pacientes com Intestino Neurogênico com constipação.

Método: estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa de artigos publicados entre 2011 e 2021 nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF, SCOPUS e PubMed, utilizando os descritores “Intestino Neurogênico”; “Constipação”; “Enfermagem”; “Neurogenic Bowel”; “Constipation” e “Nursing”. A análise foi realizada através da leitura reflexiva e criteriosa acerca da temática do estudo.

Resultados: percebeu-se que os cuidados de enfermagem realizados com maior frequência em pacientes com intestino neurogênico incluíam: massagem intestinal, prensa abdominal, treino do vaso, estimulação dígito-anal, irrigação transanal e uso de supositórios, contribuindo positivamente para a instituição de um Programa de Reeducação Intestinal efetivo e seguro.

Conclusão: o presente estudo contribui para as ações de cuidados de enfermagem de paciente com IN e para divulgação dos achados sobre os benefícios do Programa de Reeducação Intestinal.


Palavras-chave


Atenção à Saúde; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem; Intestino Neurogênico; Reabilitação.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.83080