Open Journal Systems

QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PÓS-COVID-19: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires, Priscila Sanchez Bosco, Alessandra Sant’Anna Nunes, Rachel de Almeida Menezes, Patricia Ferraccioli Siqueira Lemos, Carla Tatiana Garcia Barreto Ferrão, Raíla de Souza Santos

Resumo


Objetivo: avaliar a qualidade de vida de profissionais de saúde testados para covid-19 em uma policlínica no estado do Rio de Janeiro.
Método: estudo transversal com 476 profissionais de saúde, que realizaram teste para a detecção da covid-19 nos meses de março a julho de 2020. Aplicou-se questionário sociodemográfico e de qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde. As pontuações de cada domínio foram transformadas numa escala de 0-100; as médias mais altas sugerem melhor percepção da qualidade de vida.
Resultados: o domínio mais comprometido foi o meio ambiente (relacionado a ambiente do lar, recursos financeiros, lazer, ambiente) e o físico o menos comprometido (relacionado a dor, desconforto, energia, mobilidade, atividade).
Conclusão: salienta-se que profissionais de saúde pós covid-19 necessitam de olhar minucioso sobre sua qualidade de vida, visto que estão mais propensos a desfechos negativos pela atuação na pandemia, com impacto principalmente no lazer, dor, desconforto, entre outros.


Palavras-chave


Qualidade de Vida; Infecções por Coronavírus; COVID-19; Pessoal de saúde; Gênero.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.78275