Open Journal Systems

SITUAÇÃO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICA DA SÍFILIS GESTACIONAL EM ANÁPOLIS-GO: UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA

Ricardo Caldeira dos Santos Filho, Isabela Cristina Moreira, Lohane Damas Moreira, Lorena Gomes Abadia, Matheus Vallim Machado, Mirlene Garcia Nascimento, Constanza Thaise Xavier Silva

Resumo


Objetivo: descrever a situação clínica e epidemiológica da sífilis gestacional em Anápolis, Goiás, Brasil, entre os anos de 2012 e 2018.
Método: estudo epidemiológico, descritivo e transversal de natureza quantitativa. Como instrumento de coleta, foram utilizados dados da ficha de notificação da sífilis gestacional cadastradas no Departamento de Vigilância Epidemiológica. Para análise estatística, foi utilizado o teste quiquadrado com nível de significância 5% (p<0,05).
Resultados: evidenciou-se aumento dos casos de sífilis gestacional. A assistência foi oferecida a 522 pacientes, entre 19 e 29 anos (58,1%), com etnia parda (69,1%) e com ensino médio incompleto (24,5%); predominou a sífilis primária (30,8%) e alto índice de não tratamento do parceiro (57,1%). 

Conclusão: dentro do período estudado, houve aumento dos casos de sífilis gestacional e não tratamento do parceiro. Este estudo poderá contribuir para o planejamento de ações de prevenção primária e secundária, visando diminuir a incidência da doença e suas consequências.


Palavras-chave


Sífilis; Gestantes; Epidemiologia; Cuidado Pré-Natal; Testes Sorológicos.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.75035