Open Journal Systems

ANÁLISE DA ETAPA DE GARANTIA DE PREPARO DO TEAM BASED LEARNING NO ENSINO DE ENFERMAGEM

Jouhanna do Carmo Menegaz, Alana Celeste Campos Dias, Ana Victória Antônio José dos Santos, Camila Stefany Silva de Souza, Maria Clara Costa Figueiredo, Glenda Roberta Oliveira Naiff Ferreira

Resumo


Objetivo: analisar a etapa de garantia de preparo do Team-Based Learning por meio do desempenho de estudantes de Enfermagem no Individual Readiness Assurance Test – iRAT e Team Readiness Assurance Test – tRAT.
Método: estudo descritivo de abordagem quantitativa. Participaram 26 estudantes do quinto semestre de uma faculdade do Norte do Brasil. A coleta de dados ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2018 com questionários aplicados em cinco unidades. A análise foi descritiva, por questionário, questão, equipe e aluno.
Resultados: o desempenho em equipe foi superior, porém não em todas as unidades. Há questões em que os estudantes individualmente e em equipe apresentaram dificuldades, sugerindo variáveis intervenientes de origem pedagógica.
Conclusão: a análise por desempenho dos estudantes sugere falhas na garantia de preparo. O estudo contribui ao indicar possíveis variáveis pedagógicas que podem influenciar no sucesso desta etapa do Team-Based Learning.


Palavras-chave


Educação Superior; Educação em Enfermagem; Materiais de Ensino; Estudantes de Enfermagem; Aprendizagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.72318