Open Journal Systems

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE SIMULAÇÃO EM VÍDEO PARA ENSINO DA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

Mateus Goulart Alves, Juliana da Silva Garcia Nascimento, Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira, Vanessa Oliveira Silva Pereira, Marco Túlio Menezes Carvalho, Jorge Luiz da Silva, Maria Célia Barcellos Dalri

Resumo


Objetivo: desenvolver Tecnologia Educacional Digital (vídeo de simulação) sobre Ressuscitação Cardiopulmonar no adulto em Suporte Básico de Vida com o uso do Desfibrilador Externo Automático no ambiente hospitalar.
Metodologia: trata-se de uma pesquisa de produção tecnológica, aplicada. Desenvolvida na Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, no período de janeiro de 2017 a março de 2018. Expertises na área de Urgência e Emergência, 16 enfermeiros, participaram do estudo. Estatística AC1 foi utilizada para avaliar a concordância inter-avaliadores.
Resultados: o roteiro/script e storyboard foi validado e alcançado 100% da avaliação em “concordo” ou “concordo fortemente”. Classificados em “concordância considerável”, com AC1 0,70 e p<0,0001, na concordância inter-avaliadores geral.
Conclusão: este estudo proporciona contribuição exponencial no processo ensino-aprendizagem sobre o ensino de Ressuscitação Cardiopulmonar no adulto em Suporte Básico de Vida com o uso do Desfibrilador Externo Automático no ambiente hospitalar, pelo desenvolvimento do vídeo de simulação validado.


Palavras-chave


Ensino; Tecnologia Educacional; Ressuscitação Cardiopulmonar; Cuidados para Prolongar a Vida; Simulação.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.71172