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DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ

Marina Frota Lopes, Herika Paiva Pontes, Denise Nunes Oliveira, Juliana Carneiro Melo, Jaime Emanuel Moreira Ribeiro, Mirna Albuquerque Frota

Resumo


Objetivo: Investigar as dificuldades intraescolares para efetividade da cultura de paz na escola.
Método: configura-se como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, concretizado num estudo de caso em uma escola pública da Rede Municipal de Fortaleza-Ceará, com o grupo gestor e professores da referida escola. A coleta de dados foi de fevereiro a junho de 2015. A produção dos dados foi realizada por intermédio de entrevista semiestruturada. A análise e organização dos dados foram realizadas mediante Análise de Conteúdo.
Resultado: verificou-se falha de comunicação, desgaste e desmotivação dos docentes, despreparo para realizarem atividades que contemplem a paz, assim como a ausência de parcerias municipais e governamentais.
Conclusão: necessidade de capacitação dos professores e gestores para que ocorra de forma efetiva a promoção da Cultura de Paz nas escolas.


Palavras-chave


Violência; Cultura; Estudantes; Bullying; Agressão; Educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.62223