PESQUISA-AÇÃO SOBRE SEXUALIDADE HUMANA: UMA ABORDAGEM FREIRIANA EM ENFERMAGEM

Iara Sescon Nogueira, Célia Maria Gomes Labegalini, Karen Fernanda Ramos Pereira, Ieda Harumi Higarashi, Sonia Maria Villela Bueno, Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

Resumo


Objetivou-se descrever o percurso de uma ação educativa contextualizada, participativa e dialógica na temática sexualidade. Trata-se de estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação crítica, delineado seguindo o referencial teórico-metodológico de Freire, tendo como público alvo 151 alunos matriculados no curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Noroeste do Estado do Paraná, durante o mês de março de 2014. Destes, participaram 20 acadêmicos na fase de investigação temática e nove nos Círculos de Cultura. Seguiu todos os preceitos éticos. Pautado em situações-limites, desenvolveram-se Círculos de Cultura abordando os seguintes temas: “Conceito de Sexualidade”, “Dimensão Psicológica e Social da Sexualidade” e “Assistência Integral em Sexualidade”. Conclui-se que o desenvolvimento da ação educativa dialógica, pautada em situações-problemas reais, apresentou-se como um caminho viável para a reflexão da temática e para a construção de novos conhecimentos às práticas de cuidado que envolvem a sexualidade humana.


Palavras-chave


Educação em enfermagem; Enfermagem; Sexualidade; Estudantes de enfermagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v22i1.46281 ';



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Cogitare Enfermagem. ISSN Eletrônico: 2176-9133