Open Journal Systems

Revisitando o vodu: interações e movimentos entre humanos e espíritos em dois contextos haitianos

Rodrigo Charafeddine Bulamah, Flávia Freire Dalmaso

Resumo


Diferentes análises sobre o vodu haitiano apontam para o fato do termo vodou ser empregado para definir rituais que envolvem cantos, danças, tambores, comensalidade e movimentos e promovem a interação entre humanos e espíritos. Contudo, poucos(as) autores(as) exploraram a fundo esta definição, dedicando-se a enfatizar uma imagem estável do vodu. Politicamente, a criação dessa imagem possibilitou ao vodu adquirir o estatuto de religião nacional ganhando legitimidade e eficácia em disputas identitárias e territoriais das quais antropólogos(as) participam ativamente. Este artigo buscará aproximar dois contextos etnográficos de pesquisa realizadas em locais relativamente distantes, um situado no Norte e outro no Sul do Haiti. Nosso principal objetivo é elaborar uma análise das lógicas e das interações com os espíritos em uma perspectiva processual que inclua também o papel de outras agências, de materialidades diversas e de novos contextos situacionais, como as conversões religiosas e o avanço de missionários protestantes pelo país.


Palavras-chave


Haiti, espíritos, vodu, protestantismos, movimento

Texto completo:

PDF

Referências


BASTIAN, Jean-Pierre. 1992. “Les protestantismes latino-américains: un objet à interroger et à construire”. Social Compass, 39(3), p. 327-354. https://doi.org/10.1177/003776892039003002

BASTIDE, Roger. 2018. “O princípio de individuação (contribuição a uma filosofia africana)”. Cadernos de Campo, 27(1): 220-232. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v27i1p220-232

BLANES, Ruy & Diana Espírito-Santo. “Introduction: on the agency of intangibles”. In: R. Blanes e D. Espírito-Santo (orgs.), The social life of spirits. Chicago e London: University of Chicago Press.

BROWN, Karen McCarthy. 1991. Mama Lola: A Voodoo Priestess in Brooklyn. Berkeley, CA: University of California Press.

BULAMAH, Rodrigo C. 2013. O cultivo dos comuns: parentesco e práticas sociais em Milot, Haiti. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Estadual de Campinas.

BULAMAH, Rodrigo C. 2015. Um lugar para os espíritos: os sentidos do movimento desde um povoado haitiano.

Cadernos Pagu, 45, p. 79–110.https://doi.org/10.1590/18094449201500450079

BULAMAH, Rodrigo C. 2017. Alfred Métraux: Between Ethnography and Applied Knowledge. In: BEEZLEY, W. (ed.). Oxford Research Encyclopedias - Latin American History. Nova Iorque: Oxford University Press, 2017, p. 1-31. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780199366439.013.452

BULAMAH, Rodrigo C. 2019. “Ancestrais”. In: NEIBURG, F.

Conversas etnográficas haitianas. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens.

CHARLIER-DOUCET, Rachelle. 2005. “Anthropologie, politique et engagement social. L’expérience du Bureau d’ethnologie d’Haïti”. Gradhiva. Revue d’anthropologie et d’histoire des arts, 1: 109–125. https://doi.org/10.4000/gradhiva.313

DALMASO, Flávia. 2014. “Kijan moun yo ye? As pessoas, as casas e as dinâmicas da familiaridade em Jacmel/Haiti. Tese de doutorado, Museu Nacional/UFRJ.

DALMASO, Flávia. 2018. ““Heranças de família: terras, pessoas e espíritos no sul do Haiti.” Mana. Estudos de Antropologia Social 24(3): 96-123. https://doi.org/10.1590/1678-49442018v24n3p096

DALMASO, Flávia. 2019. “Família”. In: NEIBURG, F. Conversas etnográficas haitianas. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens.

DEREN, Maya. 1953. Divine Horsemen: The Living Gods of Haiti . London: Documentext McPherson & Company.

FIOD, Ana. 2015. “Lougawou: feitiço, famílias e crianças em Siwvle, Haiti”. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social: Museu Nacional, Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

FIOD, Ana. 2019. “Feitiço”. In: NEIBURG, F. Conversas etnográficas haitianas. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens.

FRY, Peter. 2000. “O Espírito Santo contra o feitiço e os espíritos revoltados: ‘civilização’ e ‘tradição’ em Moçambique”. Mana, 6(2): 65-95. https://doi.org/10.1590/S0104-93132000000200003

HURBON, Laënnec. 1988. Le barbare imaginaire. Porto-Príncipe: Éditions Henri Deschamps.

HÜWELMEIER, Gertrud & KRAUSE, Kristine (orgs.). 2010. Traveling spirits: migrants, markets and mobilities. Londres e Nova Iorque: Routledge.

LAURIÈRE, Christine. 2005. “D’une Île à l’autre: Alfred Métraux En Haïti”. Gradhiva : Revue d’histoire et d’archives de l’anthropologie 1: 181–207. https://doi.org/10.4000/gradhiva.359

LOWENTHAL, Ira P. 1987. “Marriage Is 20, Children Are 21: The Cultural Construction of Conjugality and the Family in Rural Haiti”. Tese de doutorado, Baltimore: Johns Hopkins University.

MAUSS, Marcel. 2003. “Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca na sociedades arcaicas”. In: Sociologia e antropologia, traduzido por Paulo Neves, 183–314. São Paulo: Cosac Naify.

MELLO, Marcelo M. 2016. Entidades espirituais: materializações, histórias e os índices de suas presenças. Etnográfica, 20(1): 209-223 https://doi.org/10.4000/etnografica.4193

MÉTRAUX, Alfred. 1995 [1958]. Le Vaudou haïtien. Paris: Gallimard.

MÉTRAUX, Alfred. 1951. Making a living in a Marbial Valley. Paris: UNESCO.

MEYER, Birgit, 1998. "'Make a complete break with the past': memory and the post-colonial modernity in Ghanaian pentecostalist discourse". Journal of religion in África, 28(3): 316-349. https://doi.org/10.1163/157006698X00044

MÉZIÉ, Nadège. 2016. "Emergência e ascensão dos protestantismos no Haiti: um panorama histórico". Debates do NER, 17(29): 289-327. https://doi.org/10.22456/1982-8136.61047

MICHEL, Claudine. BELLEGARDE-SMITH, Patrick (orgs.) 2006.

Vodou in Haitian Life and Culture: Invisible Powers. New York: Palgrave Macmillam.

MINTZ, Sidney; TROUILLOT, Michel-Rolph. 1995. “The social history of haitian vodou”. In: COSENTINO, Donald J. (org.).

Sacred arts of Haitian vodou

. Los Angeles: UCLA Fowler Museum.

MURRAY, G. Population pressure, land tenure, and voodoo: the economics of Haitian peasant ritual. 1980. In: ROSS, E. (ed.)

Beyond the myths of culture. Nova Iorque, Academic Press, pp. 295-321.

PREMAWARDHANA, Devaka. 2018. Faith in flux: pentecostalism and mobility in rural Mozambique. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.

PRICE-MARS, Jean. 2009 [1929]. Ainsi parla l’Oncle. Chicoutimi: Les Classiques des Sciences Sociales. http://classiques.uqac.ca/classiques/price_mars_jean/ainsi_parla_oncle/ainsi_parla_oncle.html.

RAMSEY, Kate. 2011. The spirits and the law: Vodou and power in Haiti. Chicago: University of Chicago Press.

RICHMAN, Karen E. 2005. Migration and Vodou. Gainesville: University Press of Florida.

RICHMAN, Karen E. 2008. “A more powerful sorcerer: conversion, capital, and haitian transnational migration”. New West Indian Guide, 82 (1): 3-45. https://doi.org/10.1163/13822373-90002464




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cra.v20i1.65039

Apontamentos

  • Não há apontamentos.