Open Journal Systems

Velas e Velones: sobre estética e materialidade entre Catolicismo e Vodu na República Dominicana

Victor Miguel Castillo de Macedo

Resumo


Neste trabalho, exploro a multiplicidade de papéis e sentidos que coisas e seres não-humanos contêm em festas de religiosidade popular na República Dominicana. Tomo como ponto de partida as controvérsias que se passaram durante um trabalho de campo sobre a Fiesta de San Miguel em torno das velas e dos velones (velas grandes), que se diferenciam por cor e tamanho. O pano de fundo para essa breve refexão é o enunciado que opõe catolicismo e vodu, sobre o qual eu argumento que objetos/ coisas, formas e cores circulam, mobilizam e articulam sentidos e valores que tornam mais complexa tal oposição. Também caracterizo a intensidade e a duração temporal dessa fricção em outras épocas e registros. O objetivo é demonstrar de que maneira elementos sensíveis e estéticos alimentam uma contiguidade entre os polos dessa antinomia, que termina por fortalecer San Miguel como santo e mistério na compreensão dominicana.

Palavras-chave


Catolicismo Popular; Vodu Dominicano; Materialidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDÚJAR, Carlos. 2007. Identidad cultural y religiosidade popular. Santo Domingo: Editorial Letra Gráfica.

BARCELO, Javier Malagon. 1974. Código Negro Carolino (1784). Santo Domingo: Ediciones de Taller

CRUZ, Alline Torres Dias da. 2014. Sobre dons, pessoas, espíritos e suas moradas. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Rio de Janeiro, RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro

DAVIS, Martha Ellen. 1996. Vodú of The Dominican Republic. Indiana: Ethnica Publications.

DAYAN, Joan. 1995. Haiti, History, and the Gods. Los Angeles: University of California Press

https://doi.org/10.1525/california/9780520089006.001.0001

DEIVE, Carlos. 1988. Vodu y Magia en Santo Domingo. Santo Domingo: Fundación Cultural Dominicana

DELEUZE, Giles; GUATTARI, Félix. 2010. O que é a filosofia?. São Paulo: Editora 34

GARCIA, Ypuan. 2018. Formas de "buscar Deus" e ser assediado pelo demônio: objetos na vida de católicos brasileiros. Etnográfica. 22(2): 259-280.

https://doi.org/10.4000/etnografica.5312

HENARE, Amiria, HOLBRAAD, Martin, WASTELL, Sari. 2007. Introduction. In: Henare, A. Holbraad, M. Wastell, S. Thinking through things: theorising artefacts ethnographically. London, UCL Press. https://doi.org/10.4324/9780203088791

HERSKOVITS, Melville. 1971. Life in a Haitian Valley. New York: Anchor Books.

INGOLD, Tim. 2012. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos em um mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, 18 (37): 25-44. https://doi.org/10.1590/S0104-71832012000100002

KEANE, Webb. 2005. Signs are not the Garb of Meaning: On the Social Analysis of Material Thin- gs. In.: D. Miller (ed.). Materiality. Durham/London: Duke University Press. https://doi.org/10.1215/9780822386711-008

LAMBEK, Michael. 2002. The Weight of the Past: living with history in Mahajanga, Madagascar. New York: Palgrave MacMillan

LAMBEK, Michael. 2010. Introduction. In: M. Lambek (ed.) Ordinary Ethics. New York: Fordham University Press

LEACH, Edmund. 2014 [1964]. Introdução. In.: Sistemas Políticos da Alta Birmânia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, pp.65-81

MÉTRAUX, Alfred. 1958. Le Vadou Haïtien. Paris: Éditions Gallimard

PRICE-MARS, Jean. 1953. La Republique d’Haïti et la Republique dominicaine: Les aspects divers d’un problème d’histoire, d’géographie et d’éthnologie. Tome II. Port-au-Prince: Collection du Tri- cinquantenaire de l’Indépendence d’Haït

RAMSEY, Kate. 2011. The Spirits and the Law – Vodou and Power in Haiti. Chicago: The University of Chicago Press.

STRATHERN, Marilyn. 2014. Artefatos da história: os eventos e a interpretação de imagens. In: M. Strathern. O efeito etnográfico e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, pp.211-230.

TAUSSIG, Michael. 2006. What colour is the sacred? Critical Inquiry, 33 (1): 28-51

https://doi.org/10.1086/509745

TEJEDA ORTIZ, Dagoberto. 2013. El Vudú en Dominicana y en Haiti. Santo Domingo: Ediciones Indefolk, Colección Dagoberto Tejeda.

TROUILLOT, Michel-Rolph. 1995. Silencing the Past: power and the production of history. Boston: Beacon Press.

TROUILLOT, Michel-Rolph. 2003. Anthropology and the Savage Slot: The Poetics and Politics of Otherness. In: M. Trouillot. Global Transformations: Anthropology and the modern world. New York: Palgrave MacMillan.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 1998. Supernature: under the gaze of the other. In: Viveiros de Castro, Eduardo. Cosmological Perspectivism in Amazonia and elsewhere. Four lectures given in the Department of Social Anthropology. Cambridge: HAU Master Series

WILLIAMS, Brackette. 1990. Ducthman Ghosts and the History Mystery: Ritual, Colonizer, and the Colonized interpretations of the 1763 Berbice Slave Rebellion. Journal of Historical Sociology. 3(2): 133-165. https://doi.org/10.1111/j.1467-6443.1990.tb00094.x

WOLF, Eric. 1958. The Virgin of Guadalupe: A Mexican National Symbol. The Journal of American Folklore. 71(279): 34-39

https://doi.org/10.2307/537957




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cra.v20i1.65023

Apontamentos

  • Não há apontamentos.