Open Journal Systems

Colecionismo, colonialismo e museus: ensaio sobre duas exposições

Laura Pérez Gil

Resumo


O presente ensaio é uma reflexão sobre duas exposições: a exposição “Kanak, l’art est une parole”, em exibição  no Musée Quai Branly entre 15 de outubro de 2013 e o 26 de janeiro de 2014, e a exposição “With the World in the Backpack”, em exibição permanente no Museum of Ethnography de Estocolmo. O eixo em torno do qual desenvolvo a minha reflexão é a ideia de que ambas incorporam nas suas narrativas expográficas as relações através das quais os objetos exibidos foram coletados para ser incluídos em coleções científicas e museus. De certo modo, as duas exposições condensam, paradoxalmente, a marca colonial do passado e os esforços de descolonização que definem os paradigmas através dos quais os museus olham para o futuro.

Palavras-chave


museus; exposições; coleções etnográficas; colonialismo

Texto completo:

PDF

Referências


APPADURAI, Arjun. 2008. "Introdução: Mercadorias e a política de valor". In A. Appadurai (org.)

A vida social das coisas. As mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Eduff.

BOULAY, Roger e KASARHÉROU, Emmanuel (orgs.). 2013. Kanak. L’art est une parole. Paris-Arles: Musée du Quai Branly - Actes Sud. 340 pp.

CACHON, Sophie. 2013a. "Éditorial".Télérama - Kanak Télérama- Hors-série.

CACHON, Sophie. 2013b. "Inventaire d'outre-mer". Télérama - Kanak Télérama- Hors-série

CACHON, Sophie. 2013c. "L'âme des fonds".Télérama - Kanak Télérama- Hors-série.

CACHON, Sophie (org.). 2013. Télérama - Kanak Télérama - Hors-série. 98 pp.

CLIFFORD, James. 1988. "On collecting Art and Culture". In The predicament of culture. Twentieth-century ethnography, literature and art. Harvard University Press. https://doi.org/10.2307/j.ctvjf9x0h.13

FABIAN, Johannes. 2001. "Curios and curiosity". In Anthropology with an attitude: critical essays. Stanford: Stanford University Press.

FERRIER, Asa. 2006. "Dr Eric Mjöberg's 1913 scientific exploration of north Queensland's rainforest region". Memoirs of the Queensland Museum 4(1): 1-27.

HALLGREN, Claes. 2010. "Eric Mjöberg and the Rethorics of Human Remains". In P. Turnbull & Pickering, M. (orgs.) The Long Way Home: The Meaning and Values of Repatriation. London: Berghahn Books.

HELMFRID, Staffan. 2004. "Geography in Sweden". Belgeo 1.

LEIRIS, Michel. 2007. A África fantasma. São Paulo: Cosac Naify.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1964. El pensamiento salvaje. México : FCE

MURPHY, Maureen. 2013. "De l'art royal à l'obscénité sauvage: parcours d'une oeuvre". In Charles Ratton. L'Invention des arts "primitifs". Paris: Musée du quai Branly

ÖSTBERG, Wilhelm (ed.). 2002. Med världen i kappsäcken: samlingarnas väg till Etnografiska museet. Estocolmo : Etnografiska museet. 409 pp.

PRICE, Sally. 2010a. "Cultures en dialogue: options pour les musées du XXIe siècle". In T. Dufrêne & Taylor, A.-C. (orgs.) Cannibalismes disciplinaires. Quand l'histoire de l'art et l'anthropologie se rencontrent. Paris: Institut national d'histoire de l'art / Musée du quai Branly. https://doi.org/10.4000/actesbranly.352

PRICE, Sally. 2010b. “Return to the Quai Branly”. Museum Anthropology 33(1)

SNOEP, Nanette Jacomijn. 2005. "La production et la transformation d'un objet ethnographique africain. Le cas de la collecte des Minkisi à la fin du XIXe siècle". In M. Coquet, et al. (orgs.) Les cultures à l'oeuvre. Rencontres en art. Paris: Editions de la Maison des sciences de l'Homme.

TAUSSIG, Michael. 2009. What color is the sacred? Chicago, The University of Chicago Press.

THOMAS, Nicholas. 1991. Entangled objects. Exchange, Material Culture and Colonialism in the Pacific. Cambridge: Harvard University Press.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/campos.v16i2.48271

Apontamentos

  • Não há apontamentos.