Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Campos - Revista de Antropologia, publicação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia (PPGAA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem o propósito de constituir um espaço permanente de interlocução com antropólogos e pesquisadores de áreas afins, no país e no exterior. O nome CAMPOS traduz o reconhecimento do valor singular da etnografia para a Antropologia, remetendo também à pluralidade de perspectivas teóricas e temáticas que caracteriza a disciplina e que se revela na produção do próprio PPGAA-UFPR.

A revista Campos publica artigos inéditos, ensaios bibliográficos, entrevistas, traduções, resenhas e outras contribuições - pequenos textos de natureza acadêmica, informativa etc. -, que podem ser enviados em português, inglês, francês ou espanhol (para publicação na língua original). Consulte as diretrizes para autores para obter mais informações.

 

 

Políticas de Seção

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios Bibliográficos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios etnofotográficos


Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

In Memoriam

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Textos Informativos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial, no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da CAMPOS – Revista de Antropologia, e por pareceristas ad hoc em regime de duplo-cego (double blind review), no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições.

A avaliação da Comissão editorial (desk review) será realizada em média no prazo de 30 dias.

Caso aprovada nesta etapa, a submissão será então encaminhada a dois especialistas. A avaliação ad hoc deve resultar em uma recomendação à Campos, considerando uma das seguintes possibilidades:

a)      Aprovação para publicação sem modificações – para submissões que não demandam reparos, nem em relação à forma, nem ao conteúdo;

b)      Aprovação para publicação condicionada a modificações – para submissões aptas a publicação após pequenas correções em seu formato e/ou breves complementações de conteúdo;

c)       Reformulação e resssubmissão – para submissões com potencial para publicação, mas que demandam significativa reestruturação em sua forma e/ou em seu conteúdo;

d)      Rejeição – para submissões que não cumprem com os quesitos de originalidade e de rigor acadêmico, que fogem do escopo da revista e/ou que não atendem aos padrões de um artigo acadêmico.

Quando os pareceristas emitem pareceres discordantes, um aprovando e o outro contra-indicando a publicação, um terceiro especialista é convidado a emitir parecer. Caso este terceiro parecer seja positivo à publicação, consideraremos que a colaboração deverá seguir no processo editorial. 

Estima-se que a etapa de avaliação por pares seja realizada no prazo médio de 90 dias, podendo eventualmente demandar prazos adicionais. Assim sendo, estima-se que o processo de avaliação do manuscrito seja finalizado em 150 dias.

As editores da Campos reservam-se o direito de sugerir aos autores modificações de forma a fim de adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da revista.

Tanto no caso de artigos que recebem a recomendação de aprovação condicionada a modificações, quanto no caso dos artigos com recomendação para reformulação e resssubmissão, solicita-se que o(a) autor(a) reencaminhe seus manuscritos deixando sinalizadas as modificações no corpo do texto, bem como produzam relatório com respostas aos pareceres recebidos, justificando as modificações acatadas ou não na nova versão.

 

Periodicidade

A publicação é semestral em versão on-line. A edição do primeiro semestre é publicada até junho e a do segundo semestre até dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

This journal utilizes the LOCKSS system to create a distributed archiving system among participating libraries and permits those libraries to create permanent archives of the journal for purposes of preservation and restoration. More...

 

Indexação

BASE DE DADOS: BASE▕  Biblat▕  Clase▕  Doaj ▕  Dimensions▕  Google Scholar▕  Scilit▕  Sumário.Org

 
 
 
ÍNDICE: Citefactor▕  CIRC
Índice H5 (Google 2021): 3 (index) 4 (median)
Índice H5 (Google 2022): 4 (index) 5 (median)
 
 

 

Política de ética editorial

A Campos – Revista de Antropologia apóia os códigos de conduta científica do Committee on Publication Ethics (COPE), as diretrizes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e as boas práticas editoriais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

 

Taxas

Campos - Revista de Antropologia apoia e adota o modelo de acesso aberto. Não são cobradas taxas, portanto, nem durante a submissão de trabalhos, nem nas demais etapas editoração e acesso.

 

Titulação mínima

Campos – Revista de Antropologia não determina requisito mínimo de titulação para os autores.

Pareceristas do periódico devem possuir titulação equivalente ou superior à dos autores dos textos que recebem para avalação ad hoc.

 

Definição de coautoria

Cada autor deve cumprir quatro condições específicas:

1. Ter realizado contribuições substantivas durante a concepção e desenho do manuscrito, na manipulação dos dados, e na interpretação dos resultados discutidos no artigo.
2. Ter rascunhado versões preliminares do artigo, ou realizado revisões críticas com respeito ao seu conteúdo intelectual.
3. Ter aprovado a versão final que será submetida à avaliação.
4. Ter se comprometido em se responsabilizar por todos os aspectos do artigo, garantindo que quaisquer questões relativas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho foram investigadas e resolvidas de modo adequado.

Qualquer pessoa que não cumprir com estes quatro critérios não se qualifica como autor e não deve ser designada como tal.

 

Checagem de similaridade

São utilizados pela revista mecanismos de identificação de similaridade de texto de modo a coibir a prática de plágio e autoplágio.

 

Plano de divulgação

Para ampliação da divulgação do material editado pela revista, elaboramos cards individualizados para cada manuscrito e veiculamos, com a imagem, seu resumo e referência completa. A veiculação da notícia é efetuada nos perfis mantidos pela revista em três redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. São programadas, em média, três postagens por semana e, usualmente, seguimos a ordem estabelecida no sumário para organizar a divulgação de novos números.

Além da divulgação individualizada de cada material, a notícia do lançamento da novas edições, bem como das chamadas para publicação, também é veiculada no Boletim da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e informada à Latin Rev Flacso, que a propaga em seus canais.