Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista BIOFIX Scientific Journal surgiu a partir de uma iniciativa dos professores Carlos Roberto Sanquetta e Ana Paula Dalla Corte, coordenadores do Centro de Excelência em Pesquisas sobre Fixação de Carbono na Biomassa: BIOFIX, com o objetivo de constituir um veículo de disseminação do conhecimento científico e de interlocução entre pesquisadores, profissionais, professores e alunos das áreas relacionadas às Ciências Agrárias, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação, Florestas e afins, Mudanças Climáticas, Biomassa e Carbono.

A Revista BIOFIX Scientific Journal é apresentada somente em formato eletrônico, tendo automatizado todo o seu processo de gerenciamento editorial, o que permite a universalidade de acesso aos leitores e autores, bem como amplia as possibilidades de intercâmbio institucional. A revista busca permanentemente adequar-se aos padrões de qualidade exigidos pela CAPES - Ministério da Educação e, para tal, envida esforços para captar artigos que a qualifiquem como periódico de excelência. A Revista consolida-se como uma publicação de periodicidade semestral e admite artigos originais em Ciências Agrárias, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação, Florestas e afins, Mudanças Climáticas, Biomassa e Carbono, em português, espanhol e inglês.

Os trabalhos deverão destinar-se, exclusivamente, à revista BIOFIX Scientific Journal e são de inteira responsabilidade dos autores.

Os manuscritos submetidos à revista BIOFIX Scientific Journal deverão atender à sua política editorial e às instruções aos autores, bem como devem ser observados os aspectos éticos e o atendimento à legislação vigente do copyright.

MISSÃO

A Revista BIOFIX Scientific Journal tem por missão divulgar a produção científica sobre a evolução do conhecimento no campo das Ciências Agrárias, considerando-se o caráter interdisciplinar das Ciências Florestais e Ambientais, selecionada a partir de critérios de originalidade, mérito e qualidade acadêmica.

A revista BIOFIX Scientific Journal comunica aos leitores e colaboradores, que a partir de 01 de novembro de 2016, estará recebendo submissões de artigos para sua publicação eletrônica.

Informa, também, que não há cobrança da taxa de submissão e de publicação.

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BIOFIX Scientific Journal emerged from an initiative of the professors Carlos Roberto Sanquetta and Ana Paula Dalla Corte, directors of the Center for Excellence in Research on Carbon Fixation in Biomass: BIOFIX, aiming a vehicle for dissemination of the scientific knowledge and interlocution between researchers, professionals, professors and students, related to the areas of Agrarian Sciences, Sustainability, Technology and Innovation, Forestry, Climate Changes, Biomass and Carbon.

BIOFIX Scientific Journal is only published in electronic way, having automated its entire editorial management process, which allows for universal access to readers and authors, as well as expanding the possibilities of institutional exchange. This journal constantly search to fulfill the quality standards demanded by the CAPES - Brazilian Ministry of Education, for a journal of excellence. The BIOFIX Scientific Journal is as a biannual publication that admits original papers of Agrarian Sciences, Sustainability, Technology and Innovation, Forestry, Climate Changes, Biomass and Carbon, in Portuguese, Spanish and English.

The papers should be exclusively addressed to the BIOFIX Scientific Journal and are the exclusive responsibility of the authors.

Papers submitted to the BIOFIX Scientific Journal should fulfill the editorial policy and instructions to author, as well as ethical aspects and observance with the current copyright law.

MISSION

BIOFIX Scientific Journal has the mission to publish scientific papers on the knowledge evolution in Agricultural Sciences, considering the interdisciplinary nature of Forestry and Environmental Sciences, based on criteria of originality, merit and academic quality.

BIOFIX Scientific Journal communicates to its readers and collaborators that, from November 01, 2016, it will be receiving paper submissions for electronic publication.

Also, it is informed that there is no charge for submission and publication fees.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O sistema de avaliação adotado é anônimo e na modalidade duplo-cego. Numa primeira etapa, todos os artigos serão submetidos à pré-seleção pelo editor chefe visando observar o enquadramento dos mesmos em relação a política de publicação da Revista, nível de similaridade com outros trabalhos de até 5% pelo software CopySpider, ou, ainda, que tragam contribuição científica relevante, podendo ser recusados pela Equipe Editorial.

Os artigos pré-selecionados poderão ser devolvidos ao(s) autor(es) para reformulação, antes de serem encaminhados para uma análise mais aprofundada por parte de dois Consultores e revisão de idiomas, se for o caso.

A revista conta com a colaboração de avaliadores externos alheios à sua equipe editorial e à instituição editora.

Com o auxílio dos pareceres e sugestões de Consultores sobre a primeira versão do artigo, a Equipe Editorial poderá recusá-lo ou solicitar ao(s) autor(es) uma segunda versão que, novamente será avaliada, tanto pelos Consultores como pela Equipe Editorial. Em sua segunda versão o artigo poderá ser recusado, aprovado e/ou devolvido ao(s) autor(es) para uma terceira versão.

Salienta-se que, independente dos pareceres dos Consultores, cabe à equipe Editorial, em qualquer etapa de análise (pré-seleção e seleção - 1a, 2a e 3a versão) a decisão final sobre a aprovação do artigo e o direito de sugerir ou solicitar modificações no texto, julgadas necessárias.

A princípio, as sugestões dos Consultores e da Equipe Editorial ao texto dos artigos deverão ser incorporadas pelo(s) autor(es); entretanto, o(s) mesmo(s) tem(êm) o direito de não acatá-las mediante justificativa expressa, que será analisada pelo(s) Consultor(es) e pela Equipe Editorial.

No caso de aprovação, o artigo é encaminhado para revisão de idiomas e, antes de sua diagramação, se necessário, serão solicitadas ao autor correspondente informações complementares. Posteriormente, o artigo é enviado na forma de documento pdf, para revisão final, o qual comunicará à Equipe Editorial sobre eventuais correções e alterações.

Após as incorporações, pela equipe de editoração, das correções solicitadas, o documento é disponibilizado no Portal da revista. Após publicação, quaisquer erros encontrados por parte de autores ou leitores, quando comunicados à equipe Editorial, serão corrigidos através de errata no próximo nº da Revista.

O(s) autor(es) poderão fazer um acompanhamento do processo de análise do artigo através da página Revista verificando sua situação atual, isto é, se encontra na fase de pré-selecão com o Consultor ou com o(s) autor(es) ou, ainda, na fase de seleção (versão 1, 2 ou 3), com os consultores, autor(es), Equipe Editorial, ou em diagramação (Layout). Sugere-se ao(s) autor(es) que, antes de submeter(em) seu(s) artigo(s), faça(m) uma pré-avaliação dos mesmos, observando os itens constantes nos formulários de pareceres dos Consultores sobre pré-seleção e seleção de artigos, disponibilizados no portal da revista.

Os assuntos, dados e conceitos emitidos nesta Revista, são de exclusiva responsabilidade dos autores. A eventual citação de produtos e marcas comerciais não significa recomendação de utilização por parte da Revista. A reprodução dos artigos publicados é permitida, desde que seja citada a fonte.

Os prazos máximos de devolução de artigos corrigidos por parte do(s) autor(es) são de trinta dias para a 1ª versão e de vinte dias para as 2a e 3a versão a contar da data da correspondência encaminhada ao(s) autor(es) pelo Editor.

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The evaluation system adopted is anonymous and double-blind. In a first step, all papers will be submitted to the pre-selection by the Editor-in-chief to observe the relationship to Journal's policies, level of similarity with other papers up to 5% by the CopySpider software, or the relevant scientific contributions, may be rejected by the Editorial Team.

Pre-selected paper may be returned to the authors for reformulation before being forwarded for two Reviewers, and for language review, if applicable.

This journal has the support of external evaluators outside his editorial and publishing institution.

By means of opinions and suggestions of the Reviewers about the first version of the paper, Editorial Team may refuse it or ask the authors for a second version, which will again be evaluated by both Reviewers and Editorial Team. In the second version, the paper may be rejected, approved, and/or returned to the authors for a third version.

It should be emphasized that, regardless of the opinions of the Reviewers, the Editorial Team, at any stage of analysis (pre-selection and selection - 1st, 2nd and 3rd version), has the final decision on approval the paper and suggest or request changes, if it is necessary.

At first, Reviewers and Editorial Team suggestions to the papers should be incorporated by the authors; however, they have the right to not comply with them by means justifications, which will be analyzed by the Reviewers and the Editorial Team.

In the case of approval, the paper is sent for language review and, before its layout, if necessary, the corresponding author will be requested to provide additional information. Subsequently, the paper is sent to final review in a pdf format, which will communicate to the Editorial Team any corrections and changes.

After the incorporations of the requested corrections by the Editorial Team, the paper is made available in the Journal’s website. After publication, any errors found by authors or readers, when communicated to the Editorial Team, will be corrected by errata in the next issue.

The authors will be able to follow the analysis process of the paper through the Journal’s website, checking their current situation in pre-selection phase, or selection phase (version 1, 2 or 3), with the Reviewers, author(s), Editorial Team or Layout. It is suggested to the authors that, prior to submitting their papers, make a pre-evaluation of them, observing the items included in the Consultant's opinions on the pre-selection and selection phases available on the Journal's website.

Subjects, data, and concepts emitted in this Journal are the exclusive responsibility of the authors. Any mention of products and trademarks does not constitute a recommendation for use by this Journal. Reproduction of published papers is allowed, provided the source is mentioned.

The maximum deadlines for the return of articles corrected by the authors are thirty days for the first version and twenty days for the 2nd and 3rd version from the date of the correspondence sent to authors.

 

Periodicidade

A Revista BIOFIX Scientific Journal publica um volume anual de dois números (semestral) em versão eletrônica. O primeiro número de cada volume é publicado no mês de Janeiro, enquanto o segundo número do mesmo volume é publicado no mês de Julho.

BIOFIX Scientific Journal publishes an annual volume of two issues (one per semester) in electronic way. The first number of each volume is published in January, while the second number of the same volume is published in July.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilidade gratuíta proporciona a democratização do conhecimento científico.

This journal offers immediate free access to its content, following the principle that free availability provides the democratization of scientific knowledge.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

This journal uses the LOCKSS to create a distributed file system between participating libraries, and allows them to create permanent journal files for preservation and restoration. Learn more...

 

Declaração de ética e boas práticas na publicação

Avaliar quais artigos submetidos serão encaminhados à avaliação por pares com base em méritos científico (originalidade e metodológico) e textual (coesão, clareza, qualidade e erros gramáticais e ortográficos).

Executar a análise de plágio de cada nova submissão e, caso detectado, rejeitar o artigo cientifico.

Efetuar a seleção adequada dos avaliadores, considerando o perfil de cada relacionado aos temas apresentados pelos artigos submetidos.

Publicar correções e esclarecimentos quando necessários.

Garantir a fundamentação das decisões editoriais e encaminhá-las aos autores.

Assegurar as boas práticas ao longo do processo de recebimento e publicação dos artigos.

 

Evaluate which submitted papers will be sent for peer review based on scientific (originality and methodological) and textual (cohesion, clarity, quality, and grammatical and spelling errors) merits.

Perform the plagiarism analysis of each new submission and, if detected, reject the scientific paper.

Make the appropriate selection of reviewers, considering the profile of each one related to the themes presented by the submitted papers.

Publish corrections and clarifications when necessary.

Ensure the foundation of editorial decisions and forward them to the authors.

Ensure good practices throughout the process of receiving and publishing papers.