Open Journal Systems

NAVEGAÇÃO AÉREA COM GPS

Carlos Alberto de Lemos Correia

Abstract



Esta dissertação versa sobre Navegação Aérea com GPS (Global
Positioning System). Comparou-se o sistema GPS com os sistemas de navegação
Loran-C, Omega e VOR/DME, a partir de informações extraídas do manual
Federal Radio Navigation Plan 1995, em virtude do curto intervalo de tempo de
existência convencionais, previsto para sua permanência em funcionamento. Foi
verificado que o sistema GPS tem o melhor desempenho na navegação. Fez-se então
as comparações: das diferenças entre o posicionamento relativo (L1) e o absoluto:
das diferenças entre o posicionamento relativo (L1/CA) e relativo (L1); das
diferenças e das diferenças entre o posicionamento relativo (L1/CA) e absoluto.
Estas comparações foram feitas , a partir de dados reais, os quais foram coletados a
partir de um projeto fotogramétrico, cedido pela ESTEIO S/A. O posicionamento da
aeronave através das diferenças entre o posicionamento relativo (L1/CA) e absoluto
com GPS, foi feito. Foi verificado no posicionamento absoluto, um erro longitudinal
de aproximadamente 30m, um erro transversal de aproximadamente 3m e um erro
em altitude de aproximadamente 55m. Estes números permite-nos afirmar que a
navegação aérea com GPS é mais vantajosa do que com os métodos clássicos.


Abstract


This paper focuses on air navigation with GPS. The GPS system and the
Loran -C, Omega and VOR/DME navigation system were compared. In order to get
information about these system the 1995 Federal Radio Navigation Plan was used. It
is shown that the GPS has got the best navigation performance. A set on
comparisons was made: the difference between a relative (L1) and absolute
positioning; the difference between a relative (L1/CA) and absolute positioning.
These comparisons were made based on data collected from an aerial
photogrametric project, with ESTEIO permission. It resulted in aircraft positioning
by using the difference between a relative (L1/CA) and absolute GPS positioning. In
absolute positioning it was found a longitudinal error of about 30 meters, a
transversal error of about 3 meters and a altitude error of about 55 meters. This
numbers permit state that to aerial navigation by GPS better than the classical
methods.