Open Journal Systems

INTERFACEAMENTO GPS/CAD EM TEMPO REAL: ESTUDO DE CASO

Fábio Campos Macedo

Abstract



Este trabalho foi desenvolvido para testar a possibilidade do
interfaceamento entre o sistema de posicionamento GPS (Global Positioning
System) e um software do tipo CAD (Computer Assisted Design), em tempo real,
para o monitoramento do deslocamento de veículos ferroviários. Como teste para o
interfaceamento, foi utilizado o trecho ferroviário Curitiba - Rio Branco do Sul, de
propriedade da Rede Ferroviária Federal S.A. (R.F.F.S.A). No teste, empregou-se
um receptor de navegação instalado em um veiculo ferroviário, que coletava
informações quanto a sua posição, ou seja, latitude e longitude. Essas informações
foram retransmitidas via rádio para uma base de controle. Esta base estava
localizada na região central da cidade de Curitiba. As coordenadas coletadas pelo
receptor, sofreram transformações geométricas para que pudessem ser interpretadas
pelo software AutoCAD para posterior plotagem em monitor de vídeo, sobre uma
base cartográfica do trecho ferroviário utilizado no presente trabalho. O
interfaceamento foi desenvolvido, na linguagem de programação C/C++, a partir da
simulação de uma mesa digitalizadora utilizada pelo software AutoCAD. No
presente trabalho, a simulação da mesa digitalizadora foi direcionada para o modelo
de medida Calcomp 9100. Este interfaceamento foi executado com sucesso,
possibilitando assim a utilização do software AutoCAD para auxiliar o controle de
trafego de veículos ferroviários, a partir de dados coletados por receptores GPS de
navegação em tempo real.

A Study of a GPS/CAD Case: Interfacing in Real Time

Abstract


The research described in this paper was developed to test the connection
between the Global Positioning System (GPS) and a software of the type Computer
Assisted Design (CAD), in real time in order to monitor the motion of railroad
vehicles. For the purpose of their test, a survey was ccarried out in the railroad between Curitiba and Rio Branco do Sul, which belongs to the Rede Ferroviária
Federal S.A. (RFFSA). A navigation GPS receiver on board the railroad vehicle
collected data which was transmitted via radio link to a base located in the central
region of Curitiba. The coordinates transmitted from the receiver went through
geometric transformations, allowing its use by the AutoCAD software. It was
plotters in a video monitor, on the cartographic base describing the railroad
previously surveyed. The interfacement was developed, in the language C/C++,
simulating a Calcomp 9100 digitalizer table used by the AutoCAD software. The
interfacement was sucessfully accomplished, showing the suitability of the
application of the AutoCAD software to assist the control of railroad traffic in real
time.