Open Journal Systems

Competência em Informação: conceitos, características e desafios

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Resumo


A Profa. Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, especialista em competência informacional, aborda e esclarece distintos conceitos desta temática ainda em construção, apresentando um breve histórico e os principais modelos aceitos para o desenvolvimento da competência informacional em ambientes os mais diversos; e suas consequências para os indivíduos envolvidos. A Dra. Kelley Cristine complementa suas considerações explorando os efeitos do big data e do linked data nos processos de aprendizagem contínua e fornece interessantes insights para a temática nos próximos 5-10 anos.

Palavras-chave


Letramento informacional; Alfabetização informacional; Competência informacional; Habilidade informacional; Aprendizagem cognitiva

Texto completo:

HTML PDF EPUB

Referências


EISENBERG, M.; BERKOWITZ, L. Information problem-solving. New Jersey: Ablex, 1990.

GASQUE, K. C. G. D. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, 2012. 178 p.

GASQUE, K. C. G. D. Arcabouço conceitual do Letramento Informacional. Ciência da Informação, v. 39 n. 3, p.83-92, set./dez., 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v39n3/v39n3a07.pdf. Acesso em: 23 jul. 2013.

GASQUE, K. C. G. D.; TESCAROLO, R. Desafios educacionais para implementação do letramento informacional na Educação Básica. Educação em Revista, v. 26, n.1, p. 41-56, abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf. Acesso em: 23 jul. 2013.

GASQUE, K C. G. D.; CUNHA, M. V. da. A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. Transinformação, v. 22, n. 2, p. 139-146, maio/ago. 2010. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/491/471. Acesso em: 23 jul. 2013.

KUHLTHAU, C. C. Accommodating the user's information search process: challenges for information retrieval system designers. Bulletin of the American Society for the information Science, v.25, n.3, Feb. 1999. Disponível em: http://www.asis.org/Bulletin/Feb-99/kuhlthau.html. Acesso em: 23 jul. 2013.

LIMA JUNIOR, W. T. Big Data, Jornalismo Computacional e Data Journalism: estrutura, pensamento e prática profissional na web de dados. Estudos em Comunicação, n. 12, p. 207-222, dez. 2012. Disponível em: http://www.ec.ubi.pt/ec/12/pdf/EC12-2012Dez-11.pdf. Acesso em: 23 jul. 2013.

MCKENZIE, J. The research cycle. The Educational Technology Journal, v.9, n.4, 1999. Disponível em: http://www.fno.org/dec99/rcycle.htm. Acesso em: 25 jul. 2013.

OBERG, D. Teaching the research process: for discovery and personal growth. In: IFLA COUNCIL AND GENERAL CONFERENCE, 65., 1999, Bangkok, Thailand. Proceedings… Bangkok: IFLA, 1999. Disponível em: http://archive.ifla.org/IV/ifla65/papers/078-119e.htm. Acesso em: 23 jul. 2013.

SANTOS NETO, A. L. dos; MARCONDES, C. H.; PEREIRA, D. V.; FONSECA, E. R.; SOUZA, I. V. P. de; BARBOSA, N.; MORAES, R. P. T. de; MARTINS, S. C. Tecnologias de dados abertos para interligar bibliotecas, arquivos e museus: um caso machadiano. Transinformação, v. 25, n. 1, abr. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862013000100008. Acesso em: 23 jul. 2013.

SCONUL Working Group on Information Literacy. The SCONUL Seven Pillars of Information Literacy. Apr. 2011. Disponível em: http://www.sconul.ac.uk/sites/default/files/documents/coremodel.pdf. Acesso em: 23 jul. 2013.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, jan /abr 2004. Disponível em: http://www. scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 19 jul.2013.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v2i1.41315

Apontamentos

  • Não há apontamentos.