ANÁLISE QUANTITATIVA BROMATOLÓGICA DE CHIPS DE INHAME (Dioscorea spp.): AVALIAÇÃO DO POTENCIAL NUTRICIONAL PARA SUPLEMENTAÇÃO DE CÁLCIO EM DIETAS DE MULHERES NA MENOPAUSA
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v25i4.97984Resumo
A menopausa é uma fase natural na vida da mulher, caracterizada pela interrupção do ciclo menstrual e alterações hormonais que podem causar sintomas como ondas de calor, insônia e osteoporose. A alimentação adequada é fundamental para promover a saúde e reduzir esses sintomas. O inhame (Dioscorea spp.) é um alimento nutritivo e uma excelente fonte de cálcio, sendo especialmente benéfico durante a menopausa. Este estudo foi elaborado com o objetivo de realizar análises quantitativas e qualitativas da composição nutricional do inhame na forma de chips, principalmente o teor de cálcio presente na amostra. As amostras foram submetidas a análises para determinação de umidade, teor de proteínas, lipídios, minerais, fibras, carboidratos e cálcio. Os resultados obtidos indicam que os chips não possuem potencial como suplemento alimentar nas porções utilizadas nos testes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
