FORMULAÇÃO DE CHILLI DE TOFU PARA MULHERES EM CLIMATÉRIO COM OSTEOPOROSE EM DIETAS RESTRITAS DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v25i3.97749Resumo
Este trabalho propõe e analisa o valor nutricional de uma receita de Chilli de tofu, com o objetivo de avaliar o seu potencial como uma estratégia para a inclusão do tofu, como fonte de cálcio, na dieta de mulheres em climatério, com a finalidade de reduzir sua susceptibilidade à osteoporose. Em vista do climatério ser uma fase crítica na vida das mulheres, caracterizada por alterações hormonais que aumentam risco de desenvolvimento devido à diminuição da densidade mineral óssea. O estudo deste trabalho foi realizado a partir de uma análise da quantidade de cálcio e outros nutrientes essenciais presentes na receita de Chilli de tofu. Aferindo, principalmente, o potencial dessa receita como uma fonte desse mineral para contribuir com a saúde óssea. Os resultados indicam que o Chilli de tofu é uma opção viável para aumentar a ingestão de cálcio na dieta, capaz de contribuir significativamente para a ingestão diária recomendada e desempenhando um papel importante na proteção contra a osteoporose de mulheres em climatério. Além disso, a presença de isoflavonas derivadas da soja são um importante adendo à receita e devem, posteriormente, ser analisadas e quantificadas quanto a sua presença na receita sendo assim uma outra vantagem nutricional ao quadro climatérico pela ação estrogênica destes fitoesteróis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
