O PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NO SISTEMA ÚNICO DE SÁUDE: CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E O REFLEXO DOS DESAFIOS DA ATUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v25i1.93612

Palavras-chave:

Assistência Farmacêutica, Sistema Único de Saúde e Políticas Públicas

Resumo

Torna-se primordial salientar que a conquista no Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe a possibilidade de melhorias voltadas a saúde da população brasileira, associado a atuação do farmacêutico, o caminhar junto ao crescimento ascendente das conquistas ligadas a saúde, sendo este um profissional indispensável, que está envolto na gestão, no financeiro, na promoção, proteção,  e recuperação do indivíduo no SUS, porquanto ainda é escasso a efetivação do farmacêutico no desempenhar das suas devidas atribuições no Sistema de Saúde, resultando em “quebra” na vertente saúde/doença. O objetivo desse estudo é compreender os desafios enfrentados pelos Farmacêuticos na Assistência no SUS. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Os critérios de inclusão para este estudo: artigos disponíveis e gratuitos; em língua portuguesa; recorte temporal dos últimos 5 anos, artigos completos que abordassem evolução do SUS, assistência farmacêutica e políticas públicas voltadas a assistência farmacêutica. Como critérios de exclusão, foram estabelecidos os seguintes limites: Estudos e artigos que fugissem à temática proposta e não estivessem relacionados com a temática, serem outras revisões integrativa, teses, dissertações, artigos de opinião e editoriais. Foram utilizadas a Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Para realização da pesquisa foram utilizados os seguintes descritores: Assistência Farmacêutica, Sistema Único de Saúde e Políticas Públicas, sendo realizado o intercruzamento entre eles utilizando o operador boleano AND. Ao todo 22 artigos foram selecionados para esse estudo, entretanto foi verificado 11 artigos duplicados entre as bases de dados, restando a 11 estudos para compor a presente revisão. A maioria dos artigos demonstram a necessidade de se discutir a atuação farmacêutica no âmbito da Atenção Primária à Saúde considerando o protagonismo do farmacêutico nesse contexto e a consolidação da sua identidade profissional. Conclui-se que ainda existem muitos desafios enfrentados pelos Farmacêuticos na Assistência no Sistema Único de Saúde, sendo os principais a falta da consolidação da identidade profissional, bem como a precária estruturação dos serviços farmacêuticos, sobretudo na Atenção Primária à Saúde.

Biografia do Autor

Annalu Moreira AGUIAR, Faculdade São Francisco da Paraíba- FASP

Farmacêutica Generalista, Docente de Farmácia, Experiência nas áreas de Manipulação, Farmacognosia, Farmácia Hospitalar.

Camila Thaís Marques DA SILVA, Faculdade São Francisco da Paraíba.

Graduanda em Farmácia pela Faculdade São Francisco da Paraíba.

Downloads

Publicado

2024-04-12

Como Citar

AGUIAR, A. M., & DA SILVA, C. T. M. (2024). O PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NO SISTEMA ÚNICO DE SÁUDE: CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E O REFLEXO DOS DESAFIOS DA ATUALIDADE. Visão Acadêmica, 25(1). https://doi.org/10.5380/acd.v25i1.93612

Edição

Seção

Artigos