UNIVERSITÁRIOS E A PRÁTICA DE AUTOMEDICAÇÃO: Uma revisão de literatura

Autores

  • Samuel Lima DE SANTANA Associação Vitoriense de Educação, Ciência e Cultura, Centro Universitário FACOL- UNIFACOL https://orcid.org/0000-0003-4234-5907
  • Robson Feliciano DA SILVA Associação Vitoriense de Educação, Ciência e Cultura, Centro Universitário FACOL- UNIFACOL https://orcid.org/0000-0003-4387-2469
  • Rubens Guilherme Pereira DE FRANÇA Associação Vitoriense de Educação, Ciência e Cultura, Centro Universitário FACOL- UNIFACOL
  • Bruna Rafaela Dornelas de Andrade Lima MONTEIRO Associação Vitoriense de Educação, Ciência e Cultura, Centro Universitário FACOL-UNIFACOL.

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v24i3.91297

Palavras-chave:

Automedicação, Acadêmicos da área da saúde, Educação em saúde

Resumo

Automedicação é o uso de medicamentos para o benefício próprio sem a devida prescrição, visando tratar enfermidades ou aliviar sintomas. É uma prática comum na sociedade que pode causar sérios danos à saúde do indivíduo. Com a premissa de que a automedicação é bastante prevalente entre estudantes da saúde esse estudo se propõe a analisar a influência da aquisição de conhecimento acadêmico na prática da automedicação entre os acadêmicos da área da saúde e a importância de abordar o tema de forma interdisciplinar na sala de aula a fim de prevenir essa prática.  Para isso, uma revisão de literatura foi realizada através do banco de dados da Scientific Eletronic Library On-Line (SciELO), Periódicos Capes e Pubmed, sendo selecionados no idioma português, produções dos anos de 2012 a 2022 e relação do tema de acordo com o resumo dos artigos. A busca e seleção resultaram na inclusão de 15 estudos para a construção desta revisão. Conclui-se que a prática de automedicação entre os acadêmicos da área da saúde é alta, fazendo-se necessário uma maior conscientização da comunidade acadêmica, evitando que essa prática seja propagada à população.

Biografia do Autor

Samuel Lima DE SANTANA, Associação Vitoriense de Educação, Ciência e Cultura, Centro Universitário FACOL- UNIFACOL

Discente do curso de Bacharelado em Fisioterapia

Robson Feliciano DA SILVA, Associação Vitoriense de Educação, Ciência e Cultura, Centro Universitário FACOL- UNIFACOL

Discente do curso de Bacharelado em Fisioterapia

Rubens Guilherme Pereira DE FRANÇA, Associação Vitoriense de Educação, Ciência e Cultura, Centro Universitário FACOL- UNIFACOL

Coorientador do núcleo de pesquisa do curso de Bacharelado em
Fisioterapia, da Associação Vitoriense de Educação, Ciência e Cultura,
Centro Universitário FACOL- UNIFACOL

Bruna Rafaela Dornelas de Andrade Lima MONTEIRO, Associação Vitoriense de Educação, Ciência e Cultura, Centro Universitário FACOL-UNIFACOL.

Docente da Associação Vitoriense de Educação, Ciência e
Cultura, Centro Universitário FACOL- UNIFACOL. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica- UFPE.

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

DE SANTANA, S. L., DA SILVA, R. F., DE FRANÇA, R. G. P., & MONTEIRO, B. R. D. de A. L. (2023). UNIVERSITÁRIOS E A PRÁTICA DE AUTOMEDICAÇÃO: Uma revisão de literatura. Visão Acadêmica, 24(3). https://doi.org/10.5380/acd.v24i3.91297

Edição

Seção

Revisão