AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL DE COELHOS EM DIFERENTES HORÁRIOS DO DIA EM SISTEMA ADAPTADO DE CUNICULTURA NA REGIÃO SUDESTE DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v24i2.90154Palavras-chave:
cunicultura, etologia, estresse térmicoResumo
O estudo do comportamento é essencial para compreender as necessidades da espécie e a adaptação ao sistema intensivo de criação, pois um ambiente impróprio e as relações sociais podem prejudicar o padrão comportamental e por consequência o desempenho produtivo. A temperatura ambiente sofre alterações ao longo do dia, o que pode promover desconforto devido a elevação da temperatura. Portanto, a presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar a influência do período do dia sobre o comportamento de coelhos domésticos criados em baias coletivas. O experimento foi desenvolvido na Universidade Federal Rural da Amazônia. Foram avaliados os seguintes comportamentos: ócio, estereotipia, exploração, beber e alimentação. A temperatura média no interior do galpão foi de 27,18°C pela manhã e 31,01°C no período da tarde. Foi observado maior frequência no comportamento de ócio e ingestão de água no período da tarde. Coelhos domésticos criados em baias com cama de maravalha nas condições climáticas do Sudeste do Pará apresentam aumento de comportamentos relacionados ao estresse térmico, como ócio e consumo de água, durante o período da tarde. Havendo a necessidade de desenvolver estratégias para mitigar o calor nos períodos mais quentes do dia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.