DETERMINAÇÃO E ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DA LENTILHA VERMELHA (LENS CULINARIS) E COMPARAÇÃO DE SEU TEOR DE PROTEÍNAS COM OUTRAS LEGUMINOSAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v23i3.86882Palavras-chave:
Lens culinaris, lentilha vermelha, leguminosas, proteína, dietaResumo
Neste artigo foram realizadas várias análises a fim de obter a composição química e informações nutricionais sobre a lentilha vermelha (Lens culinaris) com o objetivo de compará-la com outras leguminosas. A lentilha vermelha é um alimento nutritivo e rico em proteínas, o que faz com que seja uma boa alternativa na substituição ou complementação de carnes, pois além de rica em proteínas o cultivo da lentilha também gera menos impacto ambiental. Já na comparação com outras leguminosas, ela apresenta um bom teor de proteínas e um baixo teor de lipídios, o que pode ser benéfico em dietas com restrição de gorduras. Outro ponto positivo é que a lentilha vermelha leva metade do tempo para ser cozida comparada com a lentilha marrom, que é a variedade mais comum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
